Home

/

Notícias

/

Política

/

Direita chilena vence eleição: José Antonio Kast é o novo presidente com quase 60% dos votos

Direita chilena vence eleição: José Antonio Kast é o novo presidente com quase 60% dos votos

Por Redação

15/12/2025 às 08:00

Imagem de Direita chilena vence eleição: José Antonio Kast é o novo presidente com quase 60% dos votos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O candidato da direita chilena, José Antonio Kast, foi eleito neste domingo (14) presidente do Chile, obtendo quase 60% dos votos no balotaje presidencial contra a candidata do governo, Jeannette Jara, que recebeu 40%. Os resultados preliminares foram divulgados pouco antes das 20h, com 57,44% das urnas apuradas, e o processo eleitoral transcorreu com relativa normalidade, apesar de algumas filas e reclamações pontuais em centros de votação de Santiago.

Com mais de 15,7 milhões de chilenos aptos a votar, a eleição obrigatória confirmou a tendência apontada pelas pesquisas, embora com uma diferença ainda maior que o esperado. Kast, líder do Partido Republicano, assumirá o cargo em 11 de março de 2026. Ele acompanhou a apuração na sede de seu partido, na comuna de Las Condes, em Santiago, acompanhado por representantes de partidos aliados como Chile Vamos, Demócratas, Amarillos, social-cristãos e libertários.

Durante a apuração, Kast recebeu ligação de felicitações de Jeannette Jara e também o cumprimento protocolar do presidente Gabriel Boric, transmitido ao vivo, enquanto celebrava com a família e a equipe de campanha. O novo presidente deve fazer um discurso oficial após as 21h em palco montado na calle Presidente Errázuriz, protegido por vidro blindado.

Jeannette Jara, por sua vez, votou cedo na comuna de Conchalí, acompanhada da família, e acompanhou a apuração de seu centro de operações no Hotel Fundador, na área do bairro París-Londres, no centro da capital.

O discurso de Kast durante a campanha enfatizou combate à crise de segurança, expulsão de mais de 300 mil imigrantes irregulares, fechamento da fronteira norte e retomada econômica. Apesar de o programa de governo prever a possibilidade de suspender a Lei das 40 horas para pequenas e médias empresas, Kast prometeu durante o último debate televisivo que não mexerá nessa lei nem em outros benefícios sociais, como aumento do salário mínimo, indenizações e pensões.

Segundo levantamento da Ipsos, 63% dos chilenos apontam o crime e a violência como sua maior preocupação, seguidos pelo baixo crescimento econômico e pela crise migratória. Na última década, os homicídios no país dobraram, e crimes como sequestro e extorsão aumentaram, ligados a grupos criminosos internacionais, como o Tren de Aragua da Venezuela.

Após votar, Kast comentou sobre a futura relação com América Latina, destacando diálogo com o presidente argentino Javier Milei. “Esperamos ter a melhor relação com todos os nossos vizinhos”, afirmou, destacando sinergias econômicas entre Chile e Argentina, principalmente para intercâmbio comercial e acesso à região Ásia-Pacífico.

O resultado consolida a vitória da direita no Chile, marcando uma nova fase política no país, com foco em segurança, economia e políticas migratórias.

 

Informações da Gazeta Brasil

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.