Home
/
Notícias
/
Brasil
/
“Consórcio da Paz”: Governadores de Direita Criam Grupo Interestadual de Combate ao Crime Organizado
“Consórcio da Paz”: Governadores de Direita Criam Grupo Interestadual de Combate ao Crime Organizado
Por Redação
31/10/2025 às 09:30

Foto: @GovRJ
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta quarta-feira (30) a criação do “Consórcio da Paz”, um grupo interestadual que reunirá governadores e secretarias de segurança pública com o objetivo de integrar ações de combate ao crime organizado e fortalecer a cooperação entre estados.
O anúncio foi feito após uma reunião realizada no Rio de Janeiro com governadores de direita, entre eles Jorginho Mello (PL-SC), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Eduardo Riedel (PP-MS). A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou representando o governador Ibaneis Rocha (MDB). Também acompanharam o encontro, de forma virtual, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).
De acordo com Castro, o novo consórcio pretende dividir experiências, soluções e estratégias de segurança pública entre os governos estaduais, promovendo cooperação técnica, compartilhamento de inteligência e compras integradas de equipamentos.
“A ideia desse consórcio é, nas nossas competências estaduais, que a gente possa dividir e somar. Dividir experiências, dividir soluções e somar, sobretudo, ajudas práticas. E eu saio feliz por termos feito uma reunião dessas em dias tão complexos. Saímos daqui com uma visão clara de que temos uma grande oportunidade”, afirmou o governador do Rio.
O anúncio ocorre dois dias após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, na capital fluminense, que terminou com 121 mortos, incluindo quatro policiais — dois civis e dois militares —, o que reacendeu o debate sobre a violência e o papel das forças de segurança no estado.
Segundo os governadores, o modelo do Consórcio da Paz seguirá o formato de outros consórcios interestaduais já existentes, mas com foco exclusivo na segurança pública. A proposta inclui troca de pessoal qualificado, empréstimo de recursos humanos e compartilhamento de infraestrutura e tecnologia entre os estados.
Também foi discutida a realização de compras consorciadas de equipamentos de segurança, medida que, segundo os governadores, reduzirá custos e padronizará o uso de materiais nas polícias estaduais.
“Nós vamos fazer um consórcio para que a gente troque experiências, empreste material humano. Nós temos gente qualificadíssima. Vamos fazer compras de equipamentos de forma consorciada, para baixar custos e fortalecer o enfrentamento à violência, que não é privilégio do Rio de Janeiro, é de todos os estados do país”, destacou Jorginho Mello.
O nome “Consórcio da Paz” foi sugerido por Mello e adotado pelos demais governadores. A sede do grupo deve ser instalada no Rio de Janeiro, funcionando como um espaço permanente de diálogo e integração entre estados.
A expectativa é que a iniciativa seja expandida para os 27 estados brasileiros. Uma nova reunião está prevista para as próximas semanas, quando será definido o regulamento interno e enviado o convite oficial a outras unidades da Federação interessadas em aderir ao projeto.
Informações da Gazeta Brasil



