
Home
/
Notícias
/
Notícias
/
Após registro de mais de 70 mil raios, Inema reforça orientações à população e mantém monitoramento do tempo na Bahia
Após registro de mais de 70 mil raios, Inema reforça orientações à população e mantém monitoramento do tempo na Bahia
Por Redação
22/10/2025 às 16:00

Foto: Matheus Lemos - Ascom Sema/Inema
Os temporais que atingiram a Bahia nos últimos dias chamaram atenção não só pela intensidade das chuvas, mas também pela forte atividade elétrica registrada em diversas regiões do estado. De acordo com dados divulgados por instituições meteorológicas, mais de 73 mil raios foram contabilizados entre domingo (19) e segunda-feira (20).
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) acompanha de perto essa situação por meio da Sala de Situação e Monitoramento Ambiental, que realiza análises diárias das condições meteorológicas e emite alertas quando há risco de eventos extremos.
O órgão explica que esse tipo de ocorrência é comum quando há o encontro de massas de ar quente e úmido com a chegada de frentes frias, como a que avançou sobre o estado nos últimos dias. De acordo com a meteorologista do Instituto, Cláudia Valéria, essa combinação favorece a geração de chuvas com maior potencial, associando às descargas elétricas.
“Esses sistemas meteorológicos chegam e encontram uma região muito quente, após um período seco e de temperaturas elevadas. Essa combinação favorece a geração de chuvas com maior potencial, não só para volumes significativos de chuvas pontualmente, mas também associando às descargas elétricas, as famosas raios e trovoadas”, afirmou.
Para os próximos dias, a meteorologista informa que o cenário tende à estabilização em grande parte do estado. "As chuvas devem se concentrar na faixa litorânea, onde as temperaturas são mais amenas e há menor variação térmica, condições que reduzem também a probabilidade de raios", destaca Cláudia.
Mesmo com a diminuição das instabilidades, o Inema reforça algumas orientações de segurança durante tempestades. O ideal é buscar abrigo em locais seguros, como casas, edificações ou automóveis, e evitar permanecer em áreas abertas, sob árvores ou próximo a cercas e estruturas metálicas.
“Nas áreas rurais, é importante redobrar o cuidado, evitando permanecer próximo a cercas de arame ou em locais descampados. Ao perceber nuvens escuras e trovoadas, o melhor é buscar abrigo imediatamente”, recomenda a meteorologista.
Acompanhe as atualizações diárias sobre o clima e tempo no site oficial (www.inema.ba.gov.br) e nas redes sociais do Instituto (@inema.bahia).

Relacionadas
Codesal aciona sirenes em quatro comunidades e eleva nível de risco para alerta máximo devido às chuvas
22/10/2025 às 15:30
Por Redação
Centro de Convenções Salvador movimenta R$ 1,3 bilhão na economia da cidade e amplia presença no turismo de negócios
21/10/2025 às 11:00
Por Redação
Travessia Salvador–Morro de São Paulo opera com conexão em Itaparica devido ao mau tempo
21/10/2025 às 08:00
Por Redação
Mais Lidas
