Home
/
Notícias
/
Política
/
Após aprovação na Alba, Josias Gomes diz que atuação no TCE terá foco em transparência e diálogo
Após aprovação na Alba, Josias Gomes diz que atuação no TCE terá foco em transparência e diálogo
Por Redação
23/12/2025 às 08:08

Foto: Evilásio Júnior
Recém-aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), o deputado federal Josias Gomes (PT) afirmou que recebe a indicação como uma missão que une reconhecimento político e responsabilidade institucional.
“Para mim foi um prazer enorme ser indicado pelo governador para essa vaga do tribunal. Primeiro, me honra muito esse gesto do governador. Segundo, o fato de a Assembleia ter referendado é um motivo de muita alegria”, declarou ao Blog do Vila, ao fim da sessão desta segunda-feira (22).
De acordo com o petista, sua atuação no TCE deverá seguir a linha que tem sido adotada atualmente pela Corte, com foco na transparência e no caráter orientador do órgão. “Quero ser alguém que se paute por exatamente fazer o que hoje nós assistimos no tribunal: prestação de contas e transparência nas ações”, afirmou.
O parlamentar defendeu uma atuação que vá além do viés punitivo. “Nem sempre levar as questões para o punitivismo. É preciso buscar o aconselhamento, a conversa e entender as várias facetas que podem gerar uma análise de contas no tribunal”, completou.
Questionado sobre o destino de sua base eleitoral em 2026, Josias evitou antecipar decisões e destacou que o processo será coletivo. “Não sou dono desses votos. Tenho uma relação de 20 anos com prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias que me apoiaram, e isso será discutido com todos eles”, disse.
Ele acrescentou que pretende dialogar com o grupo para definir os próximos passos. “Espero encontrar caminhos para que essa votação continue sendo colocada a serviço da atividade partidária”, afirmou.
Sobre o impasse jurídico que ainda impede sua posse no TCE, em razão de decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Josias demonstrou confiança em uma solução rápida. “O entendimento da Assembleia foi extraordinário. O processo seguiu normalmente e agora cabe ao jurídico da Assembleia e do governo encontrar um caminho para resolver essa pendência”, avaliou.
Na visão do deputado, a decisão do TJ não invalida o que foi aprovado no Legislativo. “A decisão não vem de encontro ao que concluímos aqui na Assembleia. Creio que em poucos dias isso estará resolvido para que eu possa tomar posse no Tribunal de Contas do Estado”, concluiu.
Informações do Blog do Vila



