UPB articula com Coelba soluções para demandas de municípios baianos
Soluções para as demandas dos municípios na manutenção e expansão da energia elétrica no estado foram discutidas em reunião realizada nesta quinta-feira (31), entre a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth. Durante o encontro, realizado na sede da concessionária em Salvador, o presidente da UPB, Wilson Cardoso, acompanhado de membros da diretoria da entidade, apresentou as principais dificuldades enfrentadas por diversos municípios baianos relacionadas ao fornecimento de energia elétrica e sugeriu a realização de um ciclo de reuniões para atendimento individualizado aos gestores. Ficou acordado que serão realizadas quatro reuniões por região (Norte, Sul, Leste, Oeste), na sede da UPB, nos dias 19 e 26 de agosto e 2 e 9 de setembro, onde técnicos da concessionária receberão as questões levantadas pelas prefeituras. Caso haja necessidade, as datas podem ser estendidas.
O presidente da UPB, Wilson Cardoso, reforçou que a ideia não é tratar demandas pontuais, mas buscar soluções conjuntas para todos os municípios do estado. “Tratamos de todas as questões que estão afligindo os prefeitos e prefeitas. Saímos daqui fechando as nossas reuniões regionais. Estamos montando um grupo de trabalho, tanto na UPB como na Coelba, levantando as demandas e passando para que, a cada reunião regional, a gente já tenha algumas soluções”, afirmou Cardoso, demonstrando otimismo com o novo modelo de atuação.
Entre os temas destacados estão: a demora na execução de obras de expansão e melhoria da rede elétrica, os prejuízos causados nas Policlínicas Regionais de Saúde, que comprometem os atendimentos e a operação de equipamentos essenciais, como os de exames e outros serviços médicos, prejudicando a assistência à saúde de pacientes de diversas cidades. Além disso, o aumento da carga elétrica nos equipamentos públicos como escolas, maquinário da agroindústria e outros setores também foi abordado, juntamente com as constantes quedas e interrupções no fornecimento de energia, que geram prejuízos ao comércio local, à produção agropecuária e às unidades de saúde em todas as regiões do estado.
Investimento e parceria de resolutividade
O presidente da Coelba, Thiago Guth, apresentou o plano de investimentos anunciado pela Coelba, que prevê um aporte de R$ 13,3 bilhões na Bahia até 2027 e reforçou que o intuito é dar mais qualidade e celeridade ao serviço prestado pela concessionária. “A reunião foi muito produtiva, atingiu nosso objetivo, que, como empresa de concessão de serviço público, é prestar o melhor serviço para a população. Recebemos as demandas, tivemos uma conversa muito positiva, saímos aqui com um plano de trabalho, que é o mais importante, para que a gente possa atender bem a população de cada município e evoluir em conjunto”, afirmou Guth.
Para o presidente Wilson Cardoso, a parceria entre a UPB e COELBA está ainda mais forte. Temos certeza de que o investimento vai melhorar os serviços prestados, principalmente, para os produtores da agricultura familiar. Além disso, esta ação vai melhorar também a comunicação da Coelba com os municípios e, sobretudo, a resolutividade.
O presidente da UPB esteve acompanhado do diretor executivo e prefeito de Ituberá, Regis Aragão, e dos diretores da Regional Norte e Prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Azevedo Jr., de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdades Racial e Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, e de Serviços e Prefeita de Mucugê, Ana Medrado.
Ultimas notícias
UPB articula com Coelba soluções para demandas de municípios baianos
02/08/2025 11:00Morre o jornalista José Roberto Guzzo
02/08/2025 10:00“Prefeito Augusto Castro demite professora por tirar foto comigo e faz mal a uma trabalhadora”, diz ACM Neto
02/08/2025 09:30Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 85 milhões
02/08/2025 08:30Trabalhadores da limpeza urbana de Camaçari passam a receber recurso para café da manhã
01/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos