09 de Julho de 2025

Com 20 estações, Recicla Capital já tem 34 mil famílias cadastradas em Salvador

Com 20 estações espalhadas por diversos bairros da capital baiana, o programa Recicla Salvador, agora batizado de Recicla Capital, vem mudando a forma como a cidade lida com os resíduos recicláveis. A iniciativa da Prefeitura é gratuita e tem a intenção de fazer com que os soteropolitanos se engajem para o descarte correto de resíduos. Desde 2019, quando foi implantado como projeto-piloto com o nome de SO+MA Vantagens, o programa vem crescendo e hoje já conta com cerca de 34 mil famílias cadastradas.

"Todo mês, novas pessoas entram. Descobrem o programa, entendem a importância, saem da intenção e partem para a ação. Salvador é hoje uma das poucas cidades do Brasil com uma metodologia inovadora, que conecta todos os elos da cadeia da reciclagem e oferece rastreabilidade em tempo real. Isso ajuda o poder público a tomar decisões muito mais eficientes", destaca Cláudia Pires, CEO da SO+MA, empresa pioneira em soluções tecnológicas para comportamento sustentável e idealizadora do SO+MA Vantagens.

Para participar, basta se cadastrar, uma única vez, em qualquer uma das unidades físicas ou no aplicativo disponível para celulares Android e iOS. No app, é possível conferir os tipos de materiais aceitos, as localizações das estações e o saldo de pontos acumulados.

"Funciona assim: o cidadão leva os resíduos até uma das estações, onde os materiais são pesados e convertidos em pontos. Esses pontos podem ser trocados por benefícios como alimentos, produtos de higiene e limpeza, serviços ou até vouchers em supermercados e aplicativos. Também é possível doar os pontos para uma das 19 organizações sociais cadastradas no sistema", explica.

Separação de materiais – Os materiais, segundo ela, são definidos com base na viabilidade de encaminhamento: ou seja, só são aceitos aqueles que têm cadeia de reaproveitamento garantida, que serão triados por cooperativas, vendidos para recicladores e, assim, retornam ao mercado produtivo. Por exemplo: um vidro que, ao ser reciclado, volta a ser uma garrafa de vidro.

"As cooperativas começaram a receber materiais já separados, com maior qualidade, e passaram a ter um trabalho mais digno, além de receber apoio financeiro por esse serviço. Começamos com duas unidades e, agora em 2025, chegamos a 20, espalhadas por toda Salvador", conta Cláudia.

O app da Recicla Capital também oferece dicas, tira dúvidas e ainda disponibiliza um quiz interativo. Ao participar, o cidadão também tem acesso ao seu extrato ambiental, que mostra de forma prática o impacto das suas ações: quantas árvores foram poupadas ou quantos litros de água deixaram de ser contaminados, entre outros dados.

"A gente chegou em Salvador em 2019, com um projeto-piloto em Periperi. Fomos mostrando os resultados, tanto ambientais quanto sociais, com dados e metodologia. As cooperativas começaram a receber materiais já separados, com maior qualidade, e passaram a ter um trabalho mais digno. Além disso, passaram a receber apoio financeiro por esse serviço", completa a representante da SO+MA.

As 20 unidades do Recicla Capital estão distribuídas em bairros como Cajazeiras, Bonocô, Periperi, Rio Vermelho, Stella Maris e Patamares. A descentralização busca garantir que moradores de diferentes regiões tenham acesso fácil ao serviço.

Locais dos contêineres:

Contêineres de 6 metros

1) Ogunjá – Rua Urbino de Aguiar, 401 – Acupe de Brotas

2) Jardim dos Namorados – Avenida Octávio Mangabeira, 2326 – Pituba

3) Canabrava – Rua Artêmio Castro Valente

4) Itaigara – Parque da Cidade Joventino Silva

5) Praia do Flamengo – Rua José Augusto Tourinho Dantas

6) Itapuã – Rua Farol de Itapuã

7) Santo Antônio Além do Carmo – Largo do Santo Antônio

8) Cabula – Praça Nossa Senhora Aparecida, Rua Cristiano Buys

9) Ondina – Rua Nossa Senhora de Fátima (na orla, próximo ao antigo ISBA)

10) Dique do Tororó – Avenida Presidente Costa e Silva

Contêineres de 12 metros

11) Cajazeiras X – Campo da Pronaica

12) Praça do Imbuí – Avenida Jorge Amado – Imbuí

13) Patamares – Avenida Ibirapitanga (em frente à Escola Pan Americana)

14) Periperi – Praça da Revolução, s/n

15) Comércio – Rua do Pilar (em frente à Igreja do Pilar)

16) Ribeira – Largo do Papagaio

17) Rio Vermelho – Praça Caramuru, 2

18) Stella Maris – Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n

19) Pituba – Praça Ana Lúcia Magalhães

20) Codesal – Avenida Mário Leal Ferreira – Engenho Velho de Brotas

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos