04 de Julho de 2025

Morar Melhor Entidades requalifica organização social que atende 240 pessoas por mês em Plataforma

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (4) mais uma organização social requalificada por meio do programa Morar Melhor Entidades. Desta vez, a instituição beneficiada foi a Sociedade Beneficente e Esportiva Plataformense (SBEP), no bairro de Plataforma (Subúrbio Ferroviário), onde 240 pessoas são alcançadas mensalmente com atividades educacionais e culturais.
 
A requalificação incluiu melhorias estruturais como cobertura, chapisco e reboco, pintura interna e externa, instalação de revestimento cerâmico, colocação de janelas e portas, pontos de iluminação, pintura de gradis e a construção de banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD).
 
Em visita à associação, o prefeito Bruno Reis destacou que as obras executadas permitiram que o lugar ficasse apto para ampliar o rol de capacitações junto à comunidade.
 
“Firmamos um convênio, através da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que vai oferecer aqui aulas de informática e de mídias sociais. É esse trabalho em parceria com as instituições que possibilita à Prefeitura atender melhor as pessoas que mais precisam. Sem as instituições sociais, não teríamos condições de resolver, sozinhos, todos os problemas da cidade”, afirmou o prefeito.
 
Novos serviços – Com quatro décadas de existência, a SBEP é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve ações voltadas ao fortalecimento de vínculos comunitários e ao desenvolvimento social de moradores em situação de vulnerabilidade. A entidade oferece aulas de capoeira, reforço escolar, além de alfabetização de adultos e idosos por meio do programa Todos Pela Alfabetização (Topa).
 
O vice-presidente da associação, Benilton Bonfim dos Santos, frisou o impacto da requalificação para a retomada de atividades e na ampliação do público atendido. “Antes da obra, em épocas de chuva, aqui molhava muito. Isso dificultava até mesmo fecharmos parcerias. Além das melhorias estruturais, a instituição ganhou em acessibilidade, pois o acesso era apenas por uma escada e agora há rampa para pessoas com mobilidade reduzida”, explicou Benilton.
 
O gestor reforçou que o carro-chefe da organização sempre foi voltado para a educação, com reforço escolar e também aulas de capoeira. Mas com a reinauguração do espaço, após a reforma, as aulas de informática passarão a acontecer. Só com essa atividade, a expectativa é atender 60 adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade ou cumprindo medidas socioeducativas. Além disso, a SBEP terá atendimento médico e assessoria jurídica.
 
Alcance – Desde quando foi criado, em 2024, o Morar Melhor Entidades alcançou a marca de 288 instituições e terreiros cadastrados, sendo 166 reformas concluídas e 37 em execução.
 
Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, a iniciativa da gestão municipal tem possibilitado melhores condições de funcionamento a organizações comunitárias, culturais e religiosas que atuam em áreas carentes da capital baiana, reforçando o papel dessas instituições no reforço à política de assistência social.
 
“Esse projeto é muito importante para Salvador, porque existem inúmeras instituições que prestam serviços relevantes, mas vivem de doações. E pedir doação para manter a atividade e ainda fazer reforma é muito difícil. Com o tempo, esses espaços se degradam e perdem a capacidade de atender bem a população. O Morar Melhor Entidades veio justamente para apoiar essas estruturas, realizando melhorias que garantem dignidade a quem é atendido”, afirmou o secretário.

 

Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos