Hospital Municipal de Salvador chega a 100% de energia consumida oriunda de fontes renováveis
O Hospital Municipal de Salvador (HMS), equipamento da Prefeitura de Salvador gerido pela Santa Casa da Bahia, destaca-se como pioneiro na adoção de práticas sustentáveis ao adotar 100% da energia consumida proveniente de fontes renováveis. A iniciativa representa um marco significativo na gestão pública de saúde, alinhando a operação hospitalar de excelência com os princípios da sustentabilidade socioambiental.
Em consonância com as políticas de sustentabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a unidade hospitalar tem priorizado a implementação de projetos que integrem inovação, eficiência e compromisso ambiental. O HMS é um exemplo concreto dessa diretriz, atuando como referência na incorporação de práticas sustentáveis e reforçando o papel da gestão pública municipal no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção da saúde com responsabilidade ecológica.
O HMS integra a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, um movimento internacional que visa transformar o setor de saúde em um exemplo de operações sustentáveis e promoção da saúde de baixo carbono. Além da energia renovável, o hospital adota práticas como a gestão eficiente da água e a alimentação saudável, certificada pelo programa Green Kitchen, que promove refeições nutricionais e ambientalmente responsáveis.
A visão estratégica na transição para uma matriz elétrica renovável reafirma o protagonismo no setor, impulsionando a adoção de práticas sustentáveis em toda a rede. "O Hospital Municipal de Salvador, ao ser referência como hospital público 100% abastecido por energia limpa, simboliza esse pioneirismo e reforça o compromisso institucional com a inovação, a responsabilidade socioambiental e a construção de um sistema de saúde mais resiliente e alinhado aos desafios globais da sustentabilidade", diz o diretor geral do HMS, Gustavo Mettig.
Para o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, a iniciativa reforça o alinhamento da gestão pública da capital baiana com os compromissos internacionais de enfrentamento à crise climática. "A saúde pública precisa ser parte da solução dos desafios ambientais do nosso tempo. Em Salvador, temos buscado fazer isso com ações concretas. O HMS é um exemplo do quanto é possível aliar qualidade assistencial e responsabilidade ambiental. Seguiremos firmes nesse propósito", afirmou.
Expansão – Como parte do compromisso da Prefeitura de Salvador com práticas sustentáveis, sete Unidades de Saúde da Família em Salvador contam com usinas de energia solar em 2025, graças a uma parceria com a Neoenergia Coelba. A iniciativa representa mais um avanço na construção de uma rede municipal de saúde alinhada à responsabilidade ambiental, com até 80% de economia em gastos com eletricidade, e à inovação na gestão pública.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Ultimas notícias
Empresários se reúnem em Praia do Forte para imersão em aplicação de Inteligência Artificial
20/05/2025 17:30Hospital Municipal de Salvador chega a 100% de energia consumida oriunda de fontes renováveis
20/05/2025 14:24Salvador promove pedal especial unindo conscientização no trânsito e proteção à infância
20/05/2025 12:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos