Ireuda Silva reforça importância do 18 de Maio: "Proteger nossas crianças é dever de toda a sociedade"
Neste 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) destaca a urgência de fortalecer a rede de proteção à infância e à adolescência, além de promover uma cultura de denúncia e acolhimento. A republicana é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara de Salvador.
"Não podemos permitir que nossas crianças e adolescentes tenham sua inocência violada por práticas criminosas que, infelizmente, ainda acontecem com frequência assustadora. Precisamos romper o silêncio que protege os agressores e garantir que as vítimas sejam ouvidas, protegidas e acolhidas", afirmou a parlamentar.
Ireuda também ressaltou que o combate ao abuso sexual infantil exige o envolvimento de toda a sociedade — não apenas do poder público, mas também das famílias, escolas, igrejas, entidades civis e cidadãos em geral.
"A denúncia é o primeiro passo. Muitas vezes, a vítima está próxima de nós, pedindo ajuda em silêncio. É nosso dever estar atentos a sinais de violência, mudanças de comportamento, ou qualquer indício de que algo está errado. E é fundamental divulgar os canais de denúncia, como o Disque 100, que funciona de forma anônima e segura", destacou.
A vereadora lembra que a luta contra a exploração sexual infantil também passa pela prevenção, educação e conscientização. "Investir em políticas públicas que promovam direitos, garantam acesso à escola, apoio psicológico e assistência social é a melhor maneira de quebrar o ciclo de violência. Além disso, precisamos reforçar o papel das mulheres, das mães e responsáveis, que muitas vezes enfrentam situações de vulnerabilidade e carecem de suporte do Estado."
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos