Prefeitura renova 60% da frota de compactadores utilizados na coleta de resíduos de Salvador
A capital baiana renovou 60% da frota dos caminhões compactadores utilizados na coleta de resíduos na cidade. A entrega simbólica dos veículos foi feita pelo prefeito Bruno Reis e pelo presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Carlos Augusto Gomes, na manhã desta quinta-feira (15), na sede da autarquia, na BR-324. O ato foi marcado por um café da manhã com agentes de limpeza urbana e ocorre na véspera do Dia do Gari.
Cinco dos novos caminhões apresentados ganharam, inclusive, uma plotagem especial, estampando rostos dos trabalhadores e trazendo o tema "Valentes". "Amanhã (16) é o Dia do Gari, profissionais esses que são extremamente importantes para a nossa cidade. Temos uma relação de afeto e de carinho muito próxima a eles. Por isso, fiz questão de vir aqui, na Limpurb, para tomar café com esses trabalhadores e também realizar o ato de entrega da renovação de mais de 60% da frota dos nossos caminhões compactadores que realizam a coleta em nossa cidade", destacou Bruno Reis.
Segundo a Limpurb, há mais de 200 veículos envolvidos na limpeza urbana, sendo 96 compactadores, dos quais mais de 60 são novos. Investir na modernização da frota de veículos, acrescentou o prefeito, significa melhorar o atendimento à demanda diária da cidade.
"As empresas que prestam esse serviço de coleta têm por obrigação, ao longo do contrato, de chegar a 100% dessa renovação, que vai ocorrendo no dia a dia. Isso permite que a gente tenha uma coleta de lixo com melhor qualidade, deixando a cidade mais limpa, mais bem cuidada para todos nós que aqui moramos e vivemos", frisou.
Descarte consciente – Diante do atual período de chuvas, a coleta de resíduos ganha ainda mais relevância para a rotina urbana. O prefeito chama a atenção, no entanto, para o descarte consciente pela população.
"Ainda enfrentamos uma série de problemas. Muitas pessoas se acostumaram a colocar o entulho na porta de casa, às vezes, no canteiro central de algumas vias. Então, meu apelo é para que as pessoas tenham a consciência de depositar no local devido para ajudar o nosso trabalho, colocando o lixo na porta de casa, próximo do horário da coleta que ela ocorre, de forma programada. Hoje temos um custo elevado com varrição e limpeza, o que acaba onerando ainda mais os cofres públicos", alertou o chefe do executivo municipal.
Reconhecimento – Atualmente, há cerca de 4 mil garis atuando na capital baiana. São recolhidas, diariamente, uma média de 5,2 mil toneladas de resíduos domiciliares e restos da construção civil.
O presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Carlos Augusto Gomes, é enfático ao ressaltar o papel dos agentes. "Cidade nenhuma do Brasil e do mundo funciona sem eles. Eu até me emociono, porque todo o esforço que a gente fizer é pouco para esses profissionais. Agora, por exemplo, estamos com a Operação Chuva e eles estão fazendo tudo, desde a limpeza de canaletas até a colocação de lonas. Por isso, faço questão de prestar homenagem a esses guerreiros", disse.
Agente de limpeza há cinco anos, Luciane Ferreira, 50, foi uma das trabalhadoras selecionadas para estampar os novos compactadores da Limpurb. Ela conta que, diariamente, às 6h, está nas praias da Boca do Rio para atuar na limpeza da localidade. "É um privilégio para gente essa comemoração ao Dia do Gari. É motivo de muito orgulho não só para mim como para toda minha família", disse.
Com nove meses de serviço, Guilherme Ribeiro, 25 anos, revelou que também se orgulha em exercer a profissão, cuja escolha laboral foi inspirada no exemplo do próprio pai, que é gari há mais de duas décadas.
"É um emprego que está me dando oportunidade de correr atrás dos meus objetivos, de colocar comida na mesa. E essa comemoração do Dia do Gari mostra que a Prefeitura está valorizando o nosso serviço", pontuou ele, que atua na Federação, Barra e Itapuã.
Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Ultimas notícias
Presidente Ivana Bastos recebe projeto de LDO 2026, que projeta R$ 72 bilhões em receita e crescimento de 3% no PIB
15/05/2025 16:00Prefeitura renova 60% da frota de compactadores utilizados na coleta de resíduos de Salvador
15/05/2025 14:00Esquerda facilitou descontos que roubaram aposentados
15/05/2025 11:00Prefeitura de Candeias paga mais de R$ 5 mil por notebook e levanta suspeita de gasto excessivo
15/05/2025 10:30Presidenciável do União Brasil, Ronaldo Caiado retorna à Bahia para nova agenda ao lado de ACM Neto
15/05/2025 10:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos