09 de Maio de 2025

Roma estica o mito e mira 'tirar PT' do governo da Bahia

Apesar de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estar inelegível até 2030, após ser condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, o presidente do partido na Bahia, João Roma, insiste na tese de que o capitão reformado poderá ser candidato em 2026.

Deputados federais ouvidos pelo Blog do Vila apontam que, nos bastidores, a possibilidade de lançamento da chapa entre o atual governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) tem animado a centro-direita e até causado "brilho nos olhos" do próprio Bolsonaro. 

"Olha, eu converso muito com vários personagens, inclusive o próprio Ciro Nogueira, e ele defende o nome do presidente Bolsonaro para a Presidência da República. O que fica muito claro é que você não vê justificativa plausível para dizer à população que um homem como Bolsonaro, que hoje está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos, não pode ser candidato à Presidência da República por causa de uma reunião com embaixadores no Palácio do Planalto. Então, esse tipo de condenação, esse Judiciário com dois pesos e duas medidas, que transforma o processo em vingança, que atua de forma muito passional, é exemplo da ação do atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes. São coisas que não podemos admitir para o nosso Brasil. Portanto, nós defendemos a elegibilidade e queremos marchar no próximo ano com Jair Messias Bolsonaro como nosso candidato à Presidência da República", afirmou Roma, em entrevista à coluna. 

Nos corredores liberais, o que se fala é que o ex-presidente sabe que não reverterá a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a tempo de concorrer e tem estimulado e participado dos diálogos para construção de uma alternativa competitiva. 

No entanto, assim como fez o presidente Lula (PT) em 2018, ao "esticar a corda" até praticamente o limite legal para lançar o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a estratégia será vender a narrativa de candidatura pelo máximo de tempo possível, a fim de "manter o eleitorado animado".

 

Informações do Blog do Villa / Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos