Operação em Salvador mira grupo que usava “mulas” para enviar drogas à Europa
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 7, em Salvador, a Operação Tropeiros II, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que enviava cocaína através de voos com destino à Europa, por meio de “mulas” — pessoas aliciadas para transportar drogas em malas ocultas.
Na ação, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), cerca de 100 policiais federais e servidores do GAECO, cumpriram 21 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói/RJ, São Paulo, Campinas/SP e Salvador.
Os mandados foram cumpridos em residências e empresas dos investigados, além de casas de câmbio e escritório de advocacia. Também foram cumpridas ordens judiciais de sequestro de bens e medidas cautelares diversas da prisão, como entrega de passaporte, proibição de se ausentar do país e bloqueio de valores.
Na capital baiana, um dos mandados foi executado na Top Hill, torre de alto padrão localizada no bairro Horto Florestal.
Modus Operandi
A organização criminosa investigada operava com foco na remessa de drogas – principalmente cocaína. Segundo os investigadores, o grupo contava com a participação de empresários, doleiros, um advogado e até um gerente de instituição financeira.
Após a cooptação das “mulas”, os integrantes do grupo entregavam as drogas por meio de malas e mochilas especialmente preparadas para ocultar as substâncias ilícitas transportadas. Ao chegarem no local de destino, as “mulas” entregavam os entorpecentes para os contatos indicados pela associação criminosa, os quais se tornavam responsáveis pela venda.
As apurações indicaram que a associação criminosa investigada na Operação Tropeiros possuía mais integrantes, além de revelar indícios de movimentações financeiras ligadas à prática de lavagem de dinheiro na ordem dos 10 milhões de reais.
Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e tráfico transnacional de drogas.
Informações da jornal A Tarde / Foto: Polícia Federal
Ultimas notícias
Alcolumbre e Motta dizem que Congresso está pronto ao diálogo, mas citam Lei da Reciprocidade em nota após tarifaço
10/07/2025 20:00Prefeitura informa que 78% das escolas estão em funcionamento e reforça apelo por fim da greve
10/07/2025 19:00Bolsonaro estuda acionar Casa Branca para barrar tarifaço de Trump
10/07/2025 17:00Trabalhadores de limpeza urbana seguem com assembleias para apresentar demandas sobre campanha salarial
10/07/2025 14:00Aeroportos regionais baianos ofertam mais de 500 voos extras para as férias de julho
10/07/2025 12:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos