Ludmilla Fiscina apresenta projeto para instituir o Mês Estadual de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) protocolou, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei Nº 25698/2025, que propõe a instituição do mês de julho como o Mês Estadual de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço na Bahia. A iniciativa visa ampliar a conscientização sobre essa doença e reforçar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.
O câncer de cabeça e pescoço é o sexto tipo mais comum no mundo, acometendo regiões como boca, língua, faringe, laringe e tireoide. Apesar de sua alta incidência, recebe menos de 2% do financiamento global para pesquisa. “A falta de informação sobre esse tipo de câncer compromete o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Com essa lei, queremos alertar a população e fortalecer ações preventivas”, destacou Fiscina.
O projeto prevê que os órgãos competentes do Estado promovam campanhas educativas durante o mês de julho, abordando os riscos, fatores de desenvolvimento, métodos de prevenção e a importância da detecção precoce. A proposta se alinha ao movimento “Julho Verde”, instituído mundialmente pela Federação Internacional de Sociedades de Oncologia de Cabeça e Pescoço, que já reconhece o dia 27 de julho como o Dia Mundial de Combate a esse tipo de câncer.
A deputada lembra que a Bahia já discutiu o tema em audiência pública realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, em 2023, quando especialistas apontaram a necessidade de maior atuação do poder público para reduzir os índices da doença no estado. “Nosso objetivo é tornar essa pauta permanente e garantir que as pessoas tenham acesso a informações que podem salvar vidas”, reforçou.
O projeto também enfatiza que investir em prevenção e informação pode reduzir a necessidade de tratamentos complexos, como radioterapia e cirurgias de alta complexidade, diminuindo custos para o sistema de saúde pública. “Estamos falando de uma doença que tem manifestação clara e pode impactar a autoestima e a qualidade de vida do paciente. Precisamos atuar de forma preventiva e oferecer suporte adequado”, ressaltou a parlamentar.
Agora, o PL segue para tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia, onde será analisado pelas comissões temáticas antes de ser levado ao plenário para votação.
Foto: Aluísio Neto
Ultimas notícias
Jair Bolsonaro reafirma que será candidato em 2026
12/03/2025 08:00Ludmilla Fiscina apresenta projeto para instituir o Mês Estadual de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
11/03/2025 18:42Comissão de Infraestrutura aprova sugestão de Pedro Tavares para audiência sobre a Fiol e o Porto Sul em Ilhéus
11/03/2025 17:07Ucrânia concorda com proposta dos EUA para cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia
11/03/2025 16:09Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos