20 de Junho de 2024

Parceria entre Secretaria da Administração e Ibametro contribui para aperfeiçoamento das compras do Estado

O Termo de Cooperação técnica 003/2022, celebrado entre a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), completou dois anos em 2024, contribuindo para o aperfeiçoamento da cadeia de compras do Estado. Nesse período, o Ibametro atuou 2.797 vezes, realizando ações como análise e verificação de especificações técnicas de itens que estão em processo de aquisição pelo estado, avaliando catálogo de materiais, dentre outras.

O Instituto de Metrologia também forneceu subsídio técnico para respostas a questionamentos feitos por fornecedores em licitações, prestou apoio para órgãos do poder executivo e analisou a conformidade de materiais entregues ao estado. 

A parceria entre a Saeb e Ibametro foi iniciada em 2016, com intuito de aperfeiçoar desde o processo de aquisição até o recebimento de materiais, passando também pela capacitação dos servidores. Em 2022, foi celebrado o atual termo de cooperação, que acaba de completar dois anos. 

Das ações desenvolvidas pelo Ibametro, dentro da cooperação técnica com a Saeb, destaque para a análise dos itens inseridos em Registro de Preço (RP). Apenas nesse caso foram 2.599 atuações do Ibametro, verificando se estão adequadas as especificações de produtos que vão entrar no RP do Estado, o que garante a qualidade e fidedignidade dos itens.
  
RP é uma forma de contratação mais eficiente e econômica para o Estado. Além dos preços de materiais serem fixados no momento licitação, o Governo não tem custos com estocagem, não há desperdício de materiais e os gastos com licitação são bastante reduzidos. Desta forma é importante aferir a qualidade dos produtos para que eles estejam dentro das especificações.

Qualidade - A Superintendente de Recursos Logístico da Saeb, Liliane Britto, comentou a relevância da cooperação técnica entre do Ibametro e Secretaria da Administração. A parceria é de suma importância para garantir a qualidade dos produtos adquiridos pelo estado, que serão utilizados por servidores e pela população, quando da prestação dos serviços públicos.

Já os treinamentos técnicos fornecidos pelo Ibametro são voltados para os gestores de almoxarifados do Estado, entre outras lideranças da área de suprimento dos órgãos estaduais. Essas capacitações trazem conteúdos voltados para aprimorar a avaliação que os profissionais dos almoxarifados fazem dos produtos adquiridos nas compras públicas.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos