30 de Abril de 2024

Marta Rodrigues: “Prefeito despreza o PDDU, primordial pra Salvador”

A vereadora Marta Rodrigues (PT), membra da Comissão Orçamento, Finanças e Fiscalização da Câmara de Salvador, disse, nesta terça-feira (03), que o prefeito de Salvador, Bruno Reis, precisa se voltar para a gestão da cidade e cumprir com o que rege a legislação, como a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), prevista para este ano conforme determina a Lei Orgânica Anual. 

“O prazo de revisão tem que ser feito de oito em oito anos, conforme prevê a lei Orgânica e o próprio PDDU, o plano principal da cidade, a segunda lei mais importante depois da Lei Orgânica do Município. Então a Câmara não pode se furtar mais uma vez disso, e o prefeito muito menos. Ele faz vistas grossas ao cumprimento e aprimoramento de  uma das legislações mais importantes da cidade”, declara.

Para Marta, enquanto acontece na cidade um amplo debate sobre o Plano Diretor, principalmente com a polêmica dos espigões que podem ser construídos na Praia do Buracão, no Rio Vermelho, o executivo municipal faz vistas grossas e tenta tirar atenção de termas pertinentes, como os conflitos gerados pela Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos). 

“Muitas incongruências. A gestão está fechando os olhos para deixar passar a boiada, como diz o povo. Esta se preocupando em fazer misancene com inaugurações maquiadas, de obras já feitas, pinturas de meio fio, para tirar atenção do  debate sobre um plano que rege o desenvolvimento da cidade, em diversos âmbitos, urbanísticos, econômicos, sociais”, destaca. 

A vereadora ressalta ser urgente que a população cobre da Câmara a discussão sobre pautas que lhe são relacionadas e cobre do executivo municipal o respeito às proposições de vereadores aprovadas na Casa. “O prefeito não debate a cidade e tem postura autoritária. Veta diversos projetos de vereadores, não sanciona, devolve”. 

A vereadora de Salvador destaca, ainda, que existem dezenas de temas a serem resolvidos com extrema importância e urgência, para que não sejam deixados para 2024. “Os estudos do PDDU é um deles, a resolução do transporte público em Salvador, a alteração de linhas que tem prejudicado a população de maneira generalizada, além da sanção de projetos nossos que foram aprovados por unanimidade na Casa e o prefeito faz vistas grossas para regulamentação”, diz. 

Além disso, lembra a edil, “o executivo municipal precisa regulamentar e executar as políticas públicas que saem do parlamento, instituição autônoma e independente”. 

“A Política Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio em Salvador, por exemplo,  sancionada pelo prefeito, precisa ser regulamentada para que possamos pôr em prática”, informa.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos