29 de Abril de 2024

Bahia Sem Fogo: brigadas voluntárias são beneficiadas com EPI's e EPC's na Chapada Diamantina

O Governo da Bahia, por meio do Programa Bahia Sem Fogo, realizou, nesta quarta-feira (28), a entrega de 3.500 itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs) para as brigadas que têm atuado no combate aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina. Cerca de 30 brigadas foram beneficiadas com a doação dos kits, durante cerimônia realizada pelo Consórcio Chapada Forte do Circuito do Diamante - CIDCD, no município de Andaraí.

Os kits de EPI's doados são compostos por: gandolas, calças, pares de coturno, gorros, abafador, meiões, balaclava, cantil, óculos, apitos, conjuntos amarelo, conjuntos do Bahia Sem Fogo, uniformes, máscaras respiratórias semi-faciais, além de kit com bombas costais, balaclavas, respirador com e sem filtro. Já quanto aos itens de proteção coletiva (EPC's) disponibilizados para as equipes de campo, foram: facões com bainha, foices, enxadas, pilhas, pá de bico e pá quadrada. A entrega faz parte do esforço conjunto dos órgãos que compõem o Programa Bahia Sem Fogo.

A diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Daniella Fernandes, participou da cerimônia, promovida pelo Município, e reforçou a importância de o Governo do Estado municiar os brigadistas com equipamentos que deverão qualificar as ações de combate ao fogo na região. "Esse evento é um reconhecimento do Governo do Estado, do Consórcio, da importância dos brigadistas, da importância das brigadas voluntárias na atuação, no combate aos incêndios florestais. Essa entrega emergencial só foi possível pelo esforço conjunto do Corpo de Bombeiros, da Casa Civil, Defesa Civil e outros órgãos que compõem o Bahia Sem Fogo", disse ela.

A gestora sinaliza ainda que o Estado está com licitação em andamento para aquisição de mais equipamentos. "Isso aqui é a primeira entrega, ainda não é o ideal, mas a gente entende que é um esforço inicial e necessário para trazer mais conforto e segurança a vocês que estão atuando no combate aos incêndios florestais. Vocês estão doando seu tempo, energia, saúde, em prol do meio ambiente, em prol da preservação de nossas riquezas naturais, então eu agradeço a vocês de coração por esse trabalho maravilhoso. Desejo que esses equipamentos entregues hoje ajudem vocês no combate e torne mais segura essa missão", salientou Daniella Fernandes.

Prefeito do município de Andaraí e também presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Cardoso agradeceu o empenho e o reconhecimento do Programa Bahia Sem Fogo na atuação das brigadas voluntárias no combate aos incêndios florestais, em especial na região da Chapada Diamantina. "Todos os membros do Consórcio, além dos brigadistas de Andaraí e demais regiões, podem se orgulhar hoje dessa iniciativa do Governo do Estado. Estamos muito felizes porque essa parceria não termina aqui, teremos novas entregas pela Secretaria do Meio Ambiente, pelo Programa Bahia Sem Fogo", assegurou o gestor de Andaraí. 

Representando o secretário Afonso Florence, da Casa Civil, o assessor técnico do Gabinete, Júlio Rocha, reforçou que a distribuição dos EPI's e EPC's fazem parte de uma ação contínua do Programa Bahia Sem Fogo. "Estamos aqui ajudando na articulação intergovernamental das Secretarias responsáveis pelo Programa Bahia Sem Fogo, e a Casa Civil vem atuando em conjunto com a Sema, articulando uma próxima aquisição de equipamentos para munir as brigadas voluntariárias, além de materiais que auxiliarão no combate aos incêndios florestais", garantiu Júlio Rocha.

Também presente no evento representando o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, o Major Jansen parabenizou o Consorcio Chapada Forte por abraçar essa causa tão importante. "Posso afirmar que estamos atentos às demandas das brigadas voluntárias, nós já atuamos juntos, trabalhando na capacitação de brigadistas voluntariários, todos os anos nós fazemos capacitações pra dar o treinamento que eles necessitam para o combate e, principalmente, para as questões de segurança. Hoje o Corpo de Bombeiros está bem estruturado, com mais de 300 bombeiros para atender as demandas de incêndios florestais. E aqui na Chapada contamos 50 bombeiros e com o apoio das brigadas voluntárias. Parabenizo aos brigadistas pelo trabalho difícil, complexo e perigoso que realizam, mas que fazem de forma voluntária para defender o nosso meio ambiente e a nossa biodiversidade" destaca o Major.

Respondendo atualmente como superintende adjunto de Proteção da Defesa Civil, Osnyr Bomfim salientou, durante a cerimônia, que transformar as brigadas voluntárias em núcleos comunitários é uma bandeira da Defesa Civil, da Superintendência. "Isso é extremamente importante não só pelas respostas mais rápidas e efetivas nos momentos de desastres de incêndio, mas trabalhar especialmente com prevenção e monitoramento. E o GT Bahia Sem Fogo tem se reunido, discutido, procurado soluções mais efetivas para que a Chapada Forte seja mais forte ainda, sem incêndios, sem desastres", afirmou Osnyr Bomfim.

Assim como a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), representado no evento pela coordenadora da Unidade Regional (UR) da Chapada Diamantina, Simone Sodré, também marcou presença no evento. "Me coloco aqui, enquanto Inema, à disposição no que for preciso no sentido de auxiliar na prevenção e combate nos incêndios florestais. A gente sabe também que as brigadas também atuam realizando atividades de educação ambiental e ações de prevenção com as comunidades, então é muito satisfatório ver que o trabalho deles vem sendo reconhecido pelos gestores municipais e pelo Estado, através do esforço conjunto dos órgãos que compõem o Programa Bahia Sem Fogo", salientou a gestora da UR.

Participaram da cerimônia representantes dos municípios da Chapada, brigadistas, bombeiros e sociedade civil.

GT Bahia Sem Fogo - O Programa Bahia Sem Fogo tem por finalidade coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas do estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário; observando-se, desde a sua criação, maior efetividade nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado da Bahia. O Grupo de Trabalho é composto pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Casa Civil, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar e Polícia Civil.


Foto: Valquíria Siqueira/Ascom Sema

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos