28 de Abril de 2024

ACEB acusa APLB Sindicato de confundir os professores e criar " falsas expectativas" em torno do cumprimento da Lei do Piso

A Associação Classista da Educação e Esporte da Bahia (ACEB), denuncia que o  coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, através de um vídeo publicado nas redes sociais da entidade sindical, está "confundindo" e criando "falsas expectativas" nos professores aposentados e ativos da rede estadual de ensino, que não encontram-se enquadrados na Lei 11.738 do Piso Nacional do Magistério. Cerca de 2 mil professores ativos e 27 mil aposentados  integram o grupo "Classe Especial e Subsídio" e possuem o vencimento básico salarial abaixo de R$4.420,00, ou seja, não estão enquadrados na Lei do Piso Nacional. 

No vídeo, o coordenador-geral da APLB-Sindicato afirma que os professores devem procurar as Secretarias de Educação (SEC) e Administração (SAEB), pois a " entidade sindical ganhou um mandado de segurança que obriga o governo a cumprir a Lei do Piso". A professora de Biologia aposentada e presidente da ACEB, Marinalva Nunes, explica que o mandado de segurança da APLB ainda  encontra-se " com julgamento pendente". 

A sindicalista esclarece que, até o momento, o Governo do Estado concedeu apenas o direito de Petição aos professores, ou seja, o direito de solicitar o enquadramento ao piso, mas o processo judicial ainda está em trâmite. Dessa forma, a APLB-Sindicato está  "iludindo" a categoria ao dizer que já obteve " vitória com o mandado de segurança e que os professores irão receber no contracheque de outubro o pagamento já com o enquadramento do piso".

" Rui Oliveira está causando um reboliço irresponsável junto aos professores que estão abaixo do piso. Está encaminhando o pessoal para  órgãos da SEC e da SAEB, após imprimir uma cópia de um mandado de segurança ainda sem julgamento concluso,  de professores aposentados e até de ativos. A diretoria da APLB está criando falsas expectativas na categoria sobre  a implementação do piso, de uma forma perversa, desumana, em um total desrespeito  aos professores do nosso Estado ", alfineta Marinalva Nunes.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos