30 de Abril de 2024

Adiada votação de projeto de lei que aborda a proibição de casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados adiou a votação do projeto de lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A análise deveria ocorrer nesta terça-feira (19), mas a base governista conseguiu costurar um acordo para a realização de uma audiência pública antes da votação da matéria.

A proposta, relatada pelo deputado Pastor Eurico (PL-PE), contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou que a união estável entre casais do mesmo sexo pode ser uma entidade familiar. Com o novo calendário, a votação do texto na comissão deve ocorrer em 27 de setembro.

Para construir o relatório, o deputado Pastor Eurico analisou nove projetos de lei sobre o tema que tramitam na Câmara. Entre eles, o do então deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP), sugerido em 2007, que apoiava a instituição de casamentos homoafetivos. Eurico, porém, optou por incluir no texto um trecho para proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A sugestão de Eurico adiciona um parágrafo ao artigo do Código Civil que impede a celebração de casamentos e uniões estáveis, fazendo com que a união de pessoas do mesmo sexo não possa ser equiparada a casamento ou entidade familiar. Na justificativa, o relator alegou que o casamento “representa uma realidade objetiva e atemporal que tem como ponto de partida e finalidade a procriação, o que exclui a união entre pessoas do mesmo sexo”.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos