29 de Abril de 2024

Pablo Roberto propõe integrar Guarda Municipal à Segurança Pública na Bahia

O deputado estadual Pablo Roberto, do PSDB, apresentou, nesta segunda-feira (11), uma emenda à Constituição que visa integrar as Guardas Municipais (GMs) à Segurança Pública do Estado. A proposta tem como objetivo principal “fortalecer as ações de combate à criminalidade, oferecendo recursos, armamentos e a capacidade de compartilhar informações de inteligência entre as forças de segurança estaduais e municipais”.

A emenda apresentada por Pablo Roberto, que é presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa da Bahia,
foi elaborada “em resposta ao crescente índice de crimes, como homicídios, latrocínios e conflitos armados envolvendo o crime organizado, que tem assolado o estado nos últimos anos”. O deputado argumentou que a atuação isolada das forças de segurança estaduais “não tem sido eficaz o suficiente para conter essa problemática”.

O deputado tucano destacou a necessidade de integração entre os diversos órgãos de segurança, sejam eles estaduais, federais ou municipais, como uma maneira de melhorar a prevenção, inteligência e repressão ao crime organizado. Ele ressaltou que “as Guardas Municipais, mesmo atuando nos limites municipais, desempenham um papel fundamental na segurança local e podem oferecer informações valiosas devido ao seu contato direto com a realidade de cada cidade”.

O deputado também pontuou que a proposta é respaldada por uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a constitucionalidade da inclusão das Guardas Municipais no Sistema de Segurança Pública. No entanto, vale destacar, para que a emenda seja votada, ela ainda depende da assinatura de mais 21 deputados.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos