16 de Maio de 2024

Registro falso de vacinação de Bolsonaro em SP usa email com nome de Lula

O registro falso de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a covid-19 em São Paulo teve um dado colocado com o nome do presidente Lula (PT).

O que aconteceu:

  • O email "[email protected]" foi registrado na ficha de vacinação, segundo o boletim de ocorrência feito pela Prefeitura de São Paulo e obtido pelo UOL.
     
  • CPF, nome, dia e mês de nascimento compartilhados na ficha de vacinação são os mesmos do ex-presidente. O ano de nascimento, porém, está incorreto.
     
  • "Chama a atenção", disse a prefeitura sobre o uso de um email com o nome de Lula.
     
  • No sistema da prefeitura paulistana consta que Bolsonaro foi vacinado com o imunizante de dose única da Janssen contra a covid-19 na UBS do Parque Peruche, na zona norte da capital, em 19 de julho de 2021. O sistema do Ministério da Saúde validou a vacina.
     
  • Na data da suposta aplicação, Bolsonaro estava em Brasília; ele passou quatro dias internado em São Paulo, mas recebeu alta no dia 18 de julho de 2021, quando voltou para o Distrito Federal.
     
  • A prefeitura ainda constatou que a pessoa que teria aplicado a vacina nunca trabalhou na UBS indicada no sistema e o lote citado como aplicado não foi disponibilizado em São Paulo. A unidade também aponta que nunca atendeu Bolsonaro.
     
  • A CGU (Controladoria-Geral da União) e a PF (Polícia Federal) investigam o caso.

O ex-presidente foi alvo de busca e apreensão ontem. Há indício de adulteração nos dados de vacinação de Bolsonaro no SUS (Sistema Único de Saúde), mas que teriam sido registrados em Duque de Caxias (RJ) e em Cabeceiras (GO) — o caso de São Paulo não foi citado. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, foi preso.

 

Informações do UOL 

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos