02 de Maio de 2024

“Elevada procura aos mutirões da Feira Março Mulher é consequência do descaso à atenção básica em Salvador”, afirma deputado Rosemberg

“A oposição deveria reconhecer o esforço estadual de ofertar serviços típicos da APS aos soteropolitanos - responsabilidade constitucional do município de Salvador”, avalia o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), ao defender a Feira Março Mulher, que é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Voluntárias Sociais, e ocorre de 8 a 11 de março, na Arena Fonte Nova, ofertando serviços de saúde, empreendedorismo e cidadania.

"A Feira atrai milhares de pessoas pela facilidade de acesso, que é um cenário completamente diferente da peregrinação que a população faz ao buscar serviços odontológicos, médicos e nutricionais nos postos de saúde de Salvador. Mais difícil ainda é conseguir realizar exames de ultrassonografia, mamografia, oftalmológicos, bem como ter os encaminhamentos e a resolutividade necessária para fazer cirurgias eletivas. Todas estas dificuldades encontradas no dia a dia do soteropolitano não são encontradas na Feira. Pelo contrário, o Governo do Estado está trazendo soluções", afirma o deputado estadual.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Salvador possui apenas 55,43% de cobertura da APS, quando o mínimo preconizado seria 70%. A média da Bahia é 78,84%. Somente no primeiro dia de atendimento foram realizados mais de 8 mil atendimentos e a expectativa é superar os 21 mil nos quatro dias da Feira Março Mulher.

Durante os quatro dias de Feira, o Hospital da Mulher disponibiliza atendimentos médicos nas especialidades de mastologia, ginecologia e nutrição. As mulheres que comparecerem podem realizar consultas com cirurgião geral e realizar exames, como preventivo; ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma; raio-x; mamografia em mulheres de 50 a 69 sem indicação médica; exames laboratoriais e testes rápidos para ISTs (HIV, Sífilis e Hepatite). Para acessar os atendimentos é necessário levar RG, cartão do SUS e requisição médica, para o caso de ultrassonografia.

“Estamos oferecendo diversos serviços essenciais, procedimentos e consultas. Fiquem atentas aos exames de rotina, importantes para diagnósticos precoces e preventivos. Quem vier terá ainda orientações de saúde e nutricional e poderá atualizar a carteira de vacinação. A expectativa é ofertar cerca de 21 mil atendimentos ao longo dos quatro dias”, concluiu a titular da Sesab, Roberta Santana.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos