

Um apagão de energia elétrica atingiu grandes partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira (28). A falta de luz já dura 4 horas. Aeroportos e estações de trem foram afetados. Há problemas generalizados também para fazer chamadas de voz, e o serviço de mensagens WhatsApp opera na metade da velocidade.
A operadora da rede elétrica de Portugal, a REN, afirma que o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro. A empresa prevê que a normalização da rede poderá levar até uma semana.
O chefe de operações da rede REE, da Espanha, afirmou que o restabelecimento do fornecimento de energia na Espanha poderia levar de seis a dez horas.
O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia seja restabelecida no país nas "próximas horas". Também não há indicativo que a falha tenha sido causada por um ciberataque.
A falta de luz começou por volta das 12h do horário local - 7h de Brasília. A empresa ferroviária espanhola, Renfe, anunciou a interrupção de seus serviços às 12h30. A operadora de aeroportos do país, a Aena, afirmou que houve alguns atrasos, mas que geradores foram ativados.
Várias companhias aéreas relatam problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Controladores de tráfego aéreo também falam em restrições ou reduções de tráfego no aeroporto de Lisboa.
Estações de metrô da capital espanhola, Madri, foram evacuadas, e o trânsito no centro da cidade é caótico por causa dos engarrafamentos causados pela falta de semáforos, segundo relatos de rádios espanholas.
Informações do G1 / Foto: Reprodução/ Francisco Cabral

Relacionadas
Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia durante coletiva de imprensa
10/09/2025 às 09:30
Por Redação
Esposa de ex-primeiro-ministro do Nepal é queimada viva em ataque de manifestantes, diz imprensa local
09/09/2025 às 12:00
Por Redação
