16 de Abril de 2025

Marcelo Carvalho comemora vitória de Paulo Lamac como porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade

O secretário de Relações Institucionais de Belo Horizonte, Paulo Lamac, foi eleito, no domingo (13), porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade. A eleição finalizou o congresso nacional do partido, realizado ao longo deste final de semana, em Brasília.

Lamac, que faz parte do “Rede pela Base”, grupo liderado por Heloísa Helena, recebeu 76% dos votos dos delegados. A chapa "Rede Vive", apoiada por Marina Silva, obteve 24%. A ala ligada à ministra do Meio Ambiente chegou a judicializar o processo, pedindo a suspensão do pleito, mas a liminar foi derrubada na quinta-feira (10) à noite, horas antes do início do evento.

Nos últimos meses, a Rede enfrentou disputas judiciais em pelo menos cinco estados — Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo — onde aliados de Marina apontaram irregularidades, como filiações supostamente feitas sem consentimento. Essa é a principal justificativa usada por seu grupo para explicar o resultado adverso.

O caso mais emblemático ocorreu na Bahia, onde duas convenções paralelas foram realizadas e em uma delas o presidente da UGT-BA (União Geral dos Trabalhadores da Bahia), Marcelo Carvalho, ligado ao grupo da ex-deputada Heloísia Helena, foi eleito porta-voz estadual do partido.

Para o sindicalista, a vitória de Paulo Lamac significa um recado importante da unidade entre aqueles que construíram e constrói o partido Rede. “A emoção tomou conta do plenário, vi o olhar de esperança de trabalhadores e ambientalistas”, disse Marcelo Carvalho logo após o resultado final da eleição.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos