23 de Janeiro de 2025

Baiano é selecionado para compor equipe de Wrestling do Sesi de São Paulo

O estudante Adrian de Santana, 18, concluiu este ano, o curso técnico em Agropecuária, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Áurea dos Humildes Oliveira, em Aporá e já está iniciando um novo capítulo da sua vida através do esporte. Ele foi selecionado para fazer parte da equipe de Wrestling do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi/SP). Trata-se de um esporte de combate com várias modalidades (Olímpico, Profissional, Luta Livre e Greco-Romana), que envolve técnicas de luta, força e estratégia, com regras específicas para cada estilo.

O jovem, que já está de malas prontas para morar na cidade de Cubatão, no interior de São Paulo, começou a praticar Wrestling, em 2022, com a orientação do professor voluntário Adalito Júnior. Em 2023, após a inauguração da nova sede do colégio, foi implantada a Oficina de Lutas. “Ela está inserida no Programa Educa Mais Bahia, que visa induzir e qualificar a ampliação da jornada nas escolas públicas da rede estadual de ensino. O objetivo é desenvolver no estudante/atleta atividades psicomotoras além valores como respeito, disciplina, coragem e autocontrole”, explicou Adalito. 

Adrian revelou como foi selecionado para a equipe do SESI e falou da importância do suporte e incentivo que vem tendo. “Tudo começou no campeonato brasileiro sub 20, onde conheci atletas da equipe do SESI, que viram meu destaque na competição. Eles me encaminharam para o treinador do SESI, que se interessou e disponibilizou toda a documentação necessária para ingressar na equipe. O apoio da escola foi fundamental para que eu pudesse participar das competições. Já o meu treinador Adalito me deu possibilidades de treinar e participar de seminários do esporte, que me capacitaram com conhecimento técnico e prático para a modalidade”. 

Em pouco tempo de prática esportiva, ele já coleciona várias medalhas em competições: ouro nos Jogos Escolares da Bahia, em 2023; bronze nos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto, em 2023 (estilo greco-romano); vice-campeão baiano - Sub 2024; bronze no Circuito Norte-nordeste, na Paraíba, em 2024; e prata no Campeonato Brasileiro, em Mato Grosso, em 2024. “Eu pretendo seguir com os treinos para os campeonatos brasileiros e ingressar na seleção brasileira. Além disso, quero participar de competições internacionais e representar o Brasil”, comentou o atleta. 

 O projeto intitulado “Oficina de lutas: vivências e experiências dos/as educandos/as do Programa Educa Mais Bahia realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Áurea dos Humildes Oliveira”, que mostra o trabalho realizado na oficina com algumas modalidades de artes marciais, foi apresentado por Adrian durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, ocorrido de 17 a 19 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos