STF reconhece direito de testemunhas de Jeová recusar transfusão
Por Redação
26/09/2024 às 08:30

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram o direito das Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue em procedimento na rede pública de saúde.
Essa regra, no entanto, não valerá para menores de 18 amos.
Os adultos terão direito a tratamento alternativo disponível no Sistema Único de Saúde, na mesma localidade de residência ou outra. Todos os custos devem ser pagos pelo Estado.
Os ministros do STF entenderam que a recusa à transfusão de sangue está fundamentada nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da liberdade religiosa.
Em nota, a Associação Testemunhas de Jeová Brasil disse que a decisão dá segurança jurídica a pacientes e médicos. Para eles, agora o Brasil está em sintonia com outros países que também já reconhecem esse direito, como Estados Unidos, Canadá e Chile.
Informação da Agência Brasil / Foto: Hemorio/Divulgação
Relacionadas
Ação na Justiça pede suspensão do salário e das verbas de Flávio Bolsonaro no Senado
31/10/2026 às 12:59
Por Redação
Moraes determina entrega de passaportes de Flávio Bolsonaro e proíbe senador de deixar o Brasil
27/10/2026 às 06:26
Por Redação
Justiça condena quarto envolvido na morte de Mãe Bernadete a 23 anos e 9 meses de prisão na Bahia
22/10/2026 às 07:50
Por Redação



