Onda de calor histórica atingirá o Brasil, com temperaturas acima de 40°
Uma nova onda de calor histórica está se aproximando do Brasil, com previsão de temperaturas acima de 40°C em todo o país. De acordo com o ClimaTempo, o ar seco será estabelecido no Brasil novamente, o que vai contribuir para as altas temperaturas.
O calor já será intenso nesta quarta-feira (8) no norte e no oeste do Paraná, no extremo oeste de Santa Catarina e em alguns pontos do Rio Grande do Sul, além de se espalhar por São Paulo e Goiás.
A partir de quinta-feira (9), o ar frio das madrugadas perde força, e o destaque passam a ser as madrugadas mais quentes, principalmente em Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso.
Já na sexta-feira (10), as temperaturas disparam no interior de São Paulo e há previsão de temperaturas em torno de 40°C, principalmente no oeste, no norte e no centro do estado. Essa média de temperatura também é prevista para as cidades do Triângulo Mineiro, o sul de Goiás e alguns pontos do sul do Tocantins. O leste de Minas Gerais e o Espírito Santo também terão calor intenso na sexta.
O fim de semana será muito quente em quase todas as regiões do país. As temperaturas podem passar dos 40°C em:
Mato Grosso do Sul
Sul de Mato Grosso
Sul e oeste de Goiânia
Triângulo Mineiro
Interior de São Paulo e Vale do Ribeira
Grande Rio
Região dos Lagos e região de Campos
Extremo norte do Pará
O calor vai aumentar ainda mais na segunda-feira (13). As temperaturas disparam e podem passar dos 40°C em vários estados. O calor continuará constante na terça-feira (14) e na quarta-feira (15), feriado nacional.
“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos”, afirmou o meteorologista Vinicius Lucyrio.
Vinicius afirma, ainda, que essa onda de calor pode ser mais forte do que a de setembro. “É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência.”
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Montagem/ Gazeta Brasil
Ultimas notícias
‘Rival’ chinês de Elon Musk tem 36 satélites, Starlink tem 7 mil
22/11/2024 10:00“O mundo inteiro olha para o Brasil assustado”, diz Éden sobre indiciamento de Bolsonaro por golpe
22/11/2024 09:00Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
22/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos