Home

/

Notícias

/

Política

/

Pesquisa aponta ACM Neto com 44% e Jerônimo com 39% na disputa pelo governo da Bahia

Pesquisa aponta ACM Neto com 44% e Jerônimo com 39% na disputa pelo governo da Bahia

Por Redação

12/03/2026 às 09:01

Imagem de Pesquisa aponta ACM Neto com 44% e Jerônimo com 39% na disputa pelo governo da Bahia

Foto: Joá Souza / GOVBA | Betto Jr. | Divulgação

evantamento do instituto Real Time Big Data mostra ainda Rui Costa à frente na corrida pelo Senado, com Jaques Wagner e Angelo Coronel em empate técnico

 

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pelo instituto Real Time Big Data aponta o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) na liderança das intenções de voto para o Governo da Bahia.

No cenário estimulado, quando uma lista de possíveis candidatos é apresentada aos eleitores, Neto aparece com 44%, contra 39% do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A diferença entre os dois principais nomes da disputa é de cinco pontos porcentuais, dentro de um cenário de forte polarização entre governo e oposição na sucessão estadual de 2026.

Na sequência aparecem José Carlos Aleluia (Novo) e Ronaldo Mansur (PSOL), ambos com 2% das intenções de voto.

Entre os entrevistados, 8% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 5% não souberam ou preferiram não responder.

Cenário estimulado – Governo da Bahia

ACM Neto (União Brasil): 44% 
Jerônimo Rodrigues (PT): 39% 
José Carlos Aleluia (Novo): 2% 
Ronaldo Mansur (PSOL): 2% 
Nulo/Branco: 8% 
NS/NR: 5% 

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 11 de março, com 2 mil eleitores em todo o estado da Bahia. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-08855/2026.

Disputa pelo Senado

O levantamento também avaliou a corrida pelas duas vagas da Bahia no Senado Federal em dois cenários estimulados. Em ambos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) aparece na liderança.

No primeiro cenário, que inclui o ex-ministro João Roma (PL), Rui Costa tem 27% das intenções de voto. Na sequência aparecem o senador Jaques Wagner (PT), com 21%, e o senador Angelo Coronel (sem partido) , com 18%, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

João Roma surge com 14%.

Senado – Cenário 1

Rui Costa (PT): 27% 
Jaques Wagner (PT): 21% 
Angelo Coronel (Sem partido): 18% 
João Roma (PL): 14% 
Nulo/Branco: 11% 
NS/NR: 9% 

No segundo cenário, sem João Roma e com a inclusão do ex-presidente do Tribunal de Contas da União Aroldo Cedraz, Rui Costa aparece com 26% das intenções de voto.

Jaques Wagner registra 20%, seguido de Angelo Coronel com 19%. Aroldo Cedraz aparece com 11%.

Senado – Cenário 2

Rui Costa (PT): 26% 
Jaques Wagner (PT): 20% 
Angelo Coronel (Sem partido): 19% 
Aroldo Cedraz (Sem partido): 11%  
Nulo/Branco: 12% 
NS/NR: 12% 

Assim como no cenário para o governo, a pesquisa para o Senado também foi realizada entre os dias 10 e 11 de março, com 2 mil eleitores95% de confiança e margem de erro de dois pontos percentuais.

 

Fonte: Blog do Vila

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.