Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Banco Central decreta liquidação do Will Bank, banco digital do grupo Master

Banco Central decreta liquidação do Will Bank, banco digital do grupo Master

Por Redação

21/01/2026 às 08:41

Imagem de Banco Central decreta liquidação do Will Bank, banco digital do grupo Master

Foto: Divulgação

O Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do Will Bank, instituição financeira digital que fazia parte do conglomerado do Banco Master, em meio a uma crise regulatória e financeira que envolveu irregularidades no grupo. A medida significa que o banco digital está sendo oficialmente fechado e suas operações serão descontinuadas sob orientação do regulador.

A liquidação foi motivada pela gravidade da situação econômica e financeira do banco, ligada ao esquema investigado na Operação Compliance Zero, que apura fraudes envolvendo empréstimos e ativos fraudulentos. O Will Bank já enfrentava dificuldades de liquidez, o que acabou levando o Banco Central a decidir pela retirada do banco do sistema financeiro nacional para proteger depositantes e o mercado como um todo.

A decisão segue o mesmo padrão já adotado em relação ao Banco Master, que também teve sua liquidação decretada em novembro de 2025 após constatação de problemas estruturais e violações regulatórias. A liquidação de grandes instituições costuma envolver o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), responsável por ressarcir depósitos de clientes até determinados limites, protegendo poupadores e investidores.

O processo de liquidação será conduzido por um liquidante designado pelo Banco Central, que terá autoridade para encerrar atividades, vender ativos e organizar o pagamento de credores conforme os critérios legais. Clientes do Will Bank deverão aguardar instruções específicas sobre como proceder para resgatar saldos, créditos ou valores assegurados pelo FGC.

Este é mais um desdobramento da crise que envolveu o grupo Master — cuja liquidação já vinha sendo alvo de intensa fiscalização, investigações e debate sobre a proteção dos depositantes no Brasil.


Fonte: Folha de S.Paulo

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.