19 de Dezembro de 2018

ONS avalia manter bandeira verde na conta de luz por longo período

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, disse hoje (6) que o volume de chuva no Brasil é, atualmente, considerado satisfatório por abastecer as principais bacias e que, por isso, a bandeira tarifária verde deve permanecer por um longo período.

Segundo ele, as expectativas para o início do ano que vem são positivas. "Estamos terminando este ano com condições muito melhores do que terminamos o ano passado. Então nossa expectativa é muito positiva, mesmo. Está entrando na transmissão de energia, as coisas estão caminhando bem", disse.

As bandeiras tarifárias foram criadas para esclarecer o custo da geração de energia produzida no Brasil. O sistema é formado por bandeiras nas cores verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2). No primeiro, o valor extra nas contas de luz é de R$ 3,00 a cada 100 kWh (quilowatt-hora). Já no segundo, o valor chega a R$ 5,00.

Na sexta-feira passada (30), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que a bandeira tarifária para dezembro será a verde, que não cobra custo adicional nas contas de luz. 

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Imagens de 'close' inédito da Grande Mancha Vermelha de Júpiter
FOTOS HISTÓRICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NUNCA VIU
Apresentações e treinos no Vitória
Ver todas as galerias

Artigos