Governo cria comitê interministerial para tratar tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um comitê interministerial para avaliar os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, medida anunciada pelo presidente americano Donald Trump. A ação será acompanhada pela publicação de um decreto para regulamentar a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso em abril.
A decisão foi tomada após reunião realizada no domingo (13), no Palácio da Alvorada, com a presença de Lula, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O comitê será presidido por Geraldo Alckmin e contará com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda). Outros ministros poderão ser convocados para reuniões específicas. O grupo tem como primeira tarefa ouvir os setores empresariais para analisar as consequências das tarifas, que passam a valer a partir de 1º de agosto.
A primeira reunião do comitê será nesta terça-feira (15), às 10h, com representantes da indústria, seguida de outra reunião com o setor do agronegócio no mesmo dia.
Desde março, o vice-presidente Geraldo Alckmin mantém diálogo com autoridades norte-americanas, tendo participado de videoconferência com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o representante comercial Jamieson Greer. Também participaram das negociações o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e equipes técnicas dos ministérios envolvidos.
Desde o anúncio da tarifa, o Executivo e o Congresso Nacional trabalham conjuntamente para buscar mecanismos legais que protejam a economia brasileira. Em abril, o Senado aprovou por unanimidade, e a Câmara dos Deputados por votação simbólica, o Projeto de Lei 2088/2023, que institui a Lei da Reciprocidade Econômica.
O decreto que regulamenta a lei deve ser publicado até esta terça-feira (14), oficializando a resposta do Brasil à medida tarifária dos Estados Unidos.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ultimas notícias
Prefeitura realiza feira com vagas de trabalho para PCDs, aprendizes e pessoas com mais de 50 anos
15/07/2025 11:30Randerson comemora avanço para taxistas: pauta defendida em Salvador vira medida nacional
15/07/2025 11:00Moraes manda advogado calar e ficar ‘quieto’ em audiência no STF
15/07/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos