12 de Maio de 2025

Programa Caminhos da Leitura realiza atividades gratuitas para crianças com foco nas brincadeiras

Resgatar a arte de brincar, seja por meio de materiais sustentáveis, dobraduras ou palavras. Esta é a proposta das atividades que vão movimentar Salvador na primeira quinzena de maio, por meio do Programa Caminhos da Leitura, promovido pela Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Estas ações estão de acordo com a política pública de fomento à leitura da Prefeitura de Salvador e têm como público-alvo crianças de 4 a 12 anos, mas são abertas à toda a família. Toda a programação é gratuita.

Na terça (13) e na quinta-feira (15) acontecem duas oficinas ministradas pela educadora, pesquisadora e mestre em Arte e Educação Sálua Chequer e pelo músico, cantor e compositor Igor Trovanova.

A primeira é "Brinquedo feito à mão", que vai ser realizada na terça, a partir das 9h, na Biblioteca Municipal Nair Goulart, localizada no CEU de Valéria. O objetivo da dinâmica é valorizar a arte de brincar a partir de materiais sustentáveis.

Já a oficina de dobradura "Brincando com as Palavras" vai reunir diversão e aprendizado, com foco no respeito às diferenças. A atividade é baseada no livro "O rei que tinha orelhas de burro" e acontece na quinta, às 14h, na Biblioteca 7 de Abril, no bairro de mesmo nome.

"Nós adotamos o livro 'O rei que tinha orelhas de burro' para trabalhar neste ano. Ele fala sobre a aceitação das diferenças físicas, além de trazer brincadeiras e um caderninho de perguntas e respostas, que adaptamos a cada público, de acordo com a faixa etária. Sálua Chequer tem um acervo muito grande de brinquedos feitos à mão e alguns vão ser utilizados por ela com base nesta história. Ou seja, ela vai fazer com que as crianças entendam o livro de maneira lúdica, a partir do brinquedo que elas vão fazer e levar para casa", explica Jane Palma, gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM. 

Maio Laranja - Além da programação que já faz parte do Caminhos da Leitura, a Fundação Gregório de Mattos participa do Maio Laranja, com duas atividades especiais no Dia D da campanha, celebrado no domingo (18). A iniciativa - coordenada em âmbito municipal pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude - busca conscientizar a população sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

As ações encabeçadas pela FGM vão movimentar o Espaço Carybé de Artes, no Forte São Diogo (Porto da Barra), e também marcam o Dia Internacional de Museus. Por isso, às 10h, ocorre o 'História Cantada - Lugar de criança também é no museu', com Sálua Chequer e Igor Trovanova, que reúne oficinas de botão mágico, chapéu de papel e boneca abayomi.

Já às 14h, o Espaço Carybé recebe a apresentação da atriz Cléia Makenda, que interpreta a boneca falante Sara. A personagem vai conversar com os participantes e passar orientações do Maio Laranja de forma lúdica, com foco na proteção de crianças e adolescentes.

"Todos os anos, a Fundação Gregório de Mattos traz para essa campanha a parte de leitura e literatura. Como o Dia D do Maio Laranja é também o Dia Internacional dos Museus e a Prefeitura tem uma gama de espaços museais, nós unimos a campanha com a literatura e o museu. O nosso trabalho é diversificar a linguagem artística para passar o conteúdo", destaca Jane Palma.

 

Foto: Divulgação/ FGM

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos