12 de Março de 2025

Homem suspeito de chefiar 'jogo do bicho' é preso em condomínio de luxo no litoral norte da Bahia

Um homem suspeito de chefiar o "jogo do bicho" no estados do Rio de Janeiro e Bahia, foi preso, nesta terça-feira (11), em um condomínio de luxo localizado em Praia do Forte, distrito de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com informações da Polícia Civil, o homem, conhecido como "Baiano", estava foragido há quase três anos, desde o cumprimento da Operação Calígula, contra uma rede de jogos de azar, deflagrada no Rio de Janeiro, em 2022.

Após cerca de dois meses de investigação, ações de inteligência levaram os investigadores a um condomínio de luxo, na Praia do Forte, onde o bicheiro possui uma casa. Ele se escondia no local e foi preso sem resistência.

Operação Calígula

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) realizou, em maio de 2022, a Operação Calígula, contra uma rede de jogos de azar explorada pelo bicheiro Rogério Andrade e pelo PM reformado Ronnie Lessa — réu pela morte da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes — e acobertada por policiais.

A operação teve mais de 30 denunciados e 14 presos. Rogério e o filho Gustavo ficaram inicialmente foragidos. O nome de Rogério chegou a constar da lista dos mais procurados da Interpol.

Segundo as investigações da força-tarefa do MPRJ sobre o atentado à vereadora, Rogério e Ronnie abriram casas de apostas e bingos em diversos estados pelo menos desde 2018.

Entre os presos estavam os delegados Marcos Cipriano e Adriana Belém.

Segundo a denúncia do MP-RJ que embasou a operação, Rogério Andrade expandia seus negócios de exploração de jogos de azar em vasta área geográfica, mediante a imposição de domínio territorial com violência, além da prática reiterada e sistêmica dos crimes de corrupção ativa, homicídio, lavagem de dinheiro, extorsão e ameaça, dentre outros.

Rogério seria o chefe da organização criminosa que contava ainda com o PM reformado Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle Franco, e a delegada Adriana Belém, que facilitaria as ações do grupo.

Gustavo aparecia como o número 2 na hierarquia criminosa montada por Rogério Andrade. É também chamado de Príncipe Regente.


Informações do G1 / Foto: Polícia Civil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos