Prefeitura reforça apoio aos atletas de Salvador com novas regras para o benefício da Ajuda de Custo
A Ajuda de Custo, benefício oferecido pela Prefeitura a atletas e paratletas que viajam para representar Salvador em competições de alcance nacional e internacional, será reforçado em 2025. O projeto, que é coordenado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), terá novas regras, como a exigência de que os beneficiários possuam a Carteira do Atleta Salvador, estando registrado junto ao município.
O novo decreto, de Nº 39.546/2024, foi publicado em dezembro do ano passado e ajusta as regras do Decreto N° 37.298/2023, que regulamentou a Ajuda de Custo. Além da exigência da Carteira do Atleta Salvador, os beneficiários precisam estar vinculados a federações registradas no Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Salvador (Comels).
Outra mudança é que todas as competições devem ser chanceladas por entidades esportivas legitimamente constituídas e que estejam em pleno funcionamento. O decreto também define que apenas competições reconhecidas e validadas pelas entidades responsáveis serão aceitas para fins de concessão do benefício.
São consideradas: competições reconhecidas por entidades estaduais que gerem pontuação para os rankings estaduais; por federações estaduais que também validem rankings nacionais; por entidades nacionais que gerem pontuação para rankings nacionais; e por federações internacionais que homologuem as competições para o ranking internacional da modalidade.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, destacou a importância das mudanças, reforçando o compromisso da Prefeitura em aprimorar a concessão do benefício para atender a um maior número de atletas. "Com essas alterações, buscamos aprimorar os critérios de concessão, garantindo que o benefício seja destinado a competições de alta relevância e representatividade para Salvador", disse.
"Essas mudanças também vão ampliar o alcance do benefício, para que mais esportistas possam ser atendidos e tenham condições de representar nossa cidade. Este decreto reflete a valorização do esporte como ferramenta de transformação social e o reconhecimento do esforço dos nossos atletas", afirmou o secretário.
Requerimento - O requerimento para o benefício deve ser realizado pelo site Salvador Digital, acessível pelo link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/buscar/q=ajuda , com antecedência mínima de 60 dias antes do evento esportivo. Entre os documentos necessários, estão comprovação de residência em Salvador e declarações que detalham eventuais apoios recebidos de outras fontes.
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Ultimas notícias
Lula mente sobre ‘queda de 30%’ no preço da carne, em 2023
05/02/2025 11:00Lula afirma que inflação está razoavelmente controlada e que custo de vida é menor que no governo Bolsonaro
05/02/2025 10:00Perseguição em Salvador: suposto traficante é morto dentro de carro
05/02/2025 09:00Travessia Salvador-Mar Grande e catamarãs para Morro de São Paulo com embarque moderado nesta quarta-feira
05/02/2025 08:30Vitória faz 1 a 0 e vence primeiro jogo no Nordestão
05/02/2025 07:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos