18 de Setembro de 2024

Bruno Reis anuncia ações prioritárias na saúde e relembra evolução: "Pegamos a pior atenção básica do Brasil e universalizamos a cobertura"

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), elencou nesta segunda-feira (16) as ações prioritárias para a saúde nos próximos anos, caso reeleito, e destacou os diversos avanços já alcançados nessa área, durante entrevista à rádio Antena 1. Segundo o candidato da coligação “O Trabalho Não Para”, ainda há uma demanda reprimida por consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas, decorrente do período da pandemia.

Para a realização de cirurgias eletivas, Bruno Reis anunciou que vai criar o Domingão da Saúde, com funcionamento de três hospitais municipais aos domingos. O prefeito também vai implantar uma Central de Imagens para realizar exames deste tipo. 

Em relação às consultas especializadas, a maior procura na rede é por neuropediatras, pediatras e ginecologistas, de acordo com o candidato. “Caso a gente não consiga contratar para trabalhar na nossa rede, vamos ter que pagar incentivos a mais, acima da tabela SUS, contratando esses serviços na rede privada”, afirmou. Bruno Reis também já se comprometeu a criar a primeira Ótica Municipal, para oferecer óculos gratuitos às pessoas que não têm condições de pagar.  

Avanços - Na sabatina, Bruno voltou a enumerar as diversas iniciativas que melhoraram a saúde na capital baiana, como a construção de hospitais, multicentros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da universalização na cobertura da atenção básica.

“Nós pegamos a pior atenção básica do Brasil da mão dessa turma que quer voltar para a Prefeitura. Salvador tinha apenas uma UPA. Não tinha nenhum hospital. Nenhuma policlínica ou multicentro. E olhe o que nós fizemos”, disse o prefeito. Bruno Reis lembrou que a cidade tinha apenas 18% na cobertura de atenção básica e já alcançou 70%, o que significa a universalização, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. “Quando o ministério reconhecer todas equipes já instaladas, na prática já são 75%”, pontuou o prefeito.

“Saímos de uma para 12 UPAs, inclusive com atendimento nas ilhas. Temos mais UPAs do que preconiza o Ministério, que é uma UPA para cada 300 mil habitantes. Não tínhamos nenhum hospital e estamos indo para o quarto, incluindo o primeiro hospital público veterinário da Bahia e o maior do Brasil”, prosseguiu o candidato à reeleição.

O prefeito disse ainda que a gestão municipal superou o governo na inauguração de equipamentos de saúde semelhantes na cidade. “O governo chama de policlínica e a gente sempre chamou de multicentro. Mas na prática, é a mesma coisa. Abrimos cinco, enquanto eles em 18 anos abriram apenas duas em Salvador”, comparou.

Bruno Reis lembrou ainda que a capital baiana ganhará nos próximos meses seu primeiro Hospital Maternidade e da Criança, onde haverá uma UPA infantil e dois pavimentos destinados a cirurgias eletivas para as mulheres.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos