07 de Setembro de 2024

As festas de Antonio Brito e Elmar em Brasília: ensaio para a sucessão de Lira

A eleição para a presidência da Câmara será realizada apenas em fevereiro de 2025, mas as articulações para a escolha do sucessor de Arthur Lira (PP) já estão a todo vapor. Duas festas nesta semana mobilizaram ministros de Lula (PT), parlamentares e presidentes de partidos em torno de dois dos principais postulantes ao cargo: os líderes do PSD, Antonio Brito, e do União Brasil, Elmar Nascimento. Elmar é um antigo aliado e o nome apoiado por Lira, ainda que não de forma oficial. Brito, líder do PSD, é o potencial desafiante, com imagem positiva entre parlamentares de centro, direita e proximidade com o governo Lula.

Brito e os aniversariantes do PSD

As demonstrações de força começaram na terça-feira (9), em Brasília, com a comemoração dos aniversariantes do mês do PSD em um restaurante no Lago Sul. Porém, logo na entrada do local, o real objetivo do evento estava claro: Brito, que nasceu em janeiro, fez questão de receber os convidados na porta, sorrindo e posando para fotos. O espaço ficou apertado para a grande quantidade de convidados que passaram por lá. A lista de presença incluiu 9 ministros do governo Lula, incluindo o titular da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Dois dos três ministros indicados pelo PSD também passaram por lá: Alexandre Silveira (Minas e Energia) e André de Paula (Pesca). Ainda estiveram presentes 8 senadores, a exemplo do Relator-Geral do Orçamento, Angelo Coronel (PSD), do líder do PSD no Senado, Otto Alencar, e do líder de Governo, Randolfe Rodrigues; o presidente da Câmara, Arthur Lira; o líder do Governo na Câmara, José Guimarães; e os presidentes do PSD, Gilberto Kassab, do MDB, Baleia Rossi, e do PL, Valdemar Costa Neto. Dos mais de 250 parlamentares de diversas correntes políticas que prestigiaram o evento, inclusive, o próprio Elmar, havia ainda grande número de deputados bolsonaristas, além de líderes do PP, MDB, Republicanos, PSDB, PT, PCdoB, dentre outros. Ao final do evento, um feliz Antonio Brito comemorava a passagem de 600 pessoas pela comemoração. 

Os 54 anos de Elmar

No dia seguinte, Elmar Nascimento deu sua demonstração de força. A festa para comemorar os 54 anos do líder do União Brasil foi um grande evento, e lotou uma casa espaçosa também no Lago Sul. Ao todo, 11 ministros compareceram, incluindo todos os indicados pelo União Brasil. Alguns, como os petistas Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho), repetiram a dose e foram em ambas as comemorações. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve apenas na festa de Elmar. Figuras influentes do União Brasil compareceram: o presidente da sigla, Antônio Rueda, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do partido, ACM Neto, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Também estiveram presentes Valdemar Costa Neto; o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI); e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Durante o encontro, ninguém quis cravar um resultado sobre a disputa à presidência da Casa. Antonio Brito também prestigiou o evento. A tendência é de que um representante da Bahia tome posse da Presidência da Câmara exatos 30 anos após Luís Eduardo Magalhães, último representante do estado a ocupar o posto.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos