30 de Abril de 2024

Lula sanciona lei preservando ‘saidinha” de presos do semiaberto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com veto, uma lei que restringe as chamadas ‘saidinhas’ de presos, que geralmente ocorrem em feriados e datas comemorativas. A medida ainda não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), mas foi confirmada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.

Segundo a Presidência, Lula atendeu a uma recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para manter o direito à saída temporária dos presos do regime semiaberto para visitar familiares. Lewandowski havia antecipado essa informação mais cedo no dia.

De acordo com a nova lei sancionada por Lula, fica proibida a saída temporária de presos condenados por crimes hediondos, com violência ou grave ameaça, como estupro, homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e tráfico de drogas.

Além disso, foram aprovados pontos que estabelecem o uso de tornozeleiras eletrônicas para permitir que presos saiam para trabalhar durante o dia e critérios mais rígidos para prorrogar o regime.

A proposta que restringe as ‘saidinhas’ foi definitivamente aprovada pela Câmara no mês passado, com o intuito de modificar partes da legislação que regula a saída temporária de presos.

Antes da sanção da nova lei, a saída temporária permitia que os detentos do regime semiaberto visitassem a família, participassem de cursos e realizassem atividades para reintegração social, conforme previsto na Lei de Execução Penal. O texto aprovado no Congresso manteve a permissão da saída apenas para detentos de baixa periculosidade que estivessem realizando cursos estudantis ou profissionalizantes e que já tivessem cumprido um sexto da pena total, além de terem bom comportamento. O veto presidencial agora será analisado pelo Congresso, que poderá decidir mantê-lo ou derrubá-lo.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos