28 de Abril de 2024

“A milícia tomou conta dos hospitais federais do Rio”, aponta Jorge Solla

Em defesa da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) denunciou a atuação de milicianos nos hospitais sob gestão federal no Rio de Janeiro. A fala do parlamentar ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), na Comissão de Saúde da Câmara.

Desde que assumiu o cargo, Trindade tem sofrido diversos ataques para ser demovida do comando do ministério, que tem sido alvo do chamado “centrão”, justamente por ser esta a pasta detentora do maior orçamento federal, com estimados R$ 218 bilhões em caixa.

A situação se agravou depois que o ministério anunciou uma portaria para centralizar compras e contratos, o que desagradou grupos políticos locais que, há décadas, brigam para controlar as unidades de saúde federais, além de serem alvos de investigações por corrupção.

Solla lembrou que, durante a passagem dele como secretário de Atenção à Saúde, no primeiro governo Lula, em 2003, já era forte a presença do crime organizado nos hospitais federais do Rio, o que, segundo apontou, teria se agravado na gestão do ex-presidente Bolsonaro.

“Já naquela época, há vinte anos, tivemos que adotar medida semelhante (centralizar compras e contratos). A primeira diretora administrativa de um dos hospitais pediu exoneração por telefone, depois de ameaçada por homens armados no semáforo”, lembrou Solla.

O deputado lembrou, ainda, que, naquela ocasião, a Polícia Federal fez uma investigação em todos os hospitais federais do Rio. “E encontrou fraudes e desvios em todos os serviços terceirizados contratados, de lavanderia, de alimentação, dentre outros”, disse Solla.

Segundo o deputado, a proximidade do governo Bolsonaro com grupos milicianos fez a prática avançar. “A milícia entrou com toda força nessas unidades. Não por acaso houve essa reação a uma decisão correta da ministra para combater desvio de recursos”, observa.

Por fim, o deputado manifestou solidariedade tanto à ministra quanto ao agora ex-secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães. “Todo apoio às medidas que precisam ser adotadas para tomar essas unidades das mãos do crime organizado”, concluiu.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos