28 de Abril de 2024

Hospital Ortopédico do Estado recebe primeiros pacientes

Inaugurado na segunda-feira (4), o Hospital Ortopédico do Estado já iniciou os atendimentos, nesta terça (5). O governador Jerônimo Rodrigues recepcionou os primeiros pacientes e destacou a relevância desta unidade para os tratamentos especializados em ortopedia e traumatologia na Bahia.

"Ontem foi a abertura pública para que as pessoas conhecessem o prédio e toda a estrutura e hoje a equipe do hospital já está em ritmo de trabalho. Estou aqui recebendo os primeiros pacientes para reforçar a importância do acolhimento e do tratamento humanizado, para essas pessoas que estão chegando", explicou Jerônimo.

A maior unidade estadual de ortopedia e traumatologia do Brasil está localizada no bairro Cabula, em Salvador. A gestão será feita pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Foram investidos R$ 224 milhões, entre obras, aquisição de equipamentos e desapropriação do terreno. A construção ficou sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

São 212 leitos para tratamento de ortopedia e traumatologia, sendo 30 para Terapia Intensiva (UTI). Serão realizados atendimentos ambulatoriais e hospitalares 100% regulados – referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência e pelo Sistema Lista Única, em casos eletivos. A expectativa é que sejam feitos mais de 290 mil atendimentos por ano, com uma média mensal de mil cirurgias e 24 mil atendimentos entre ambulatoriais, internações e diagnósticos por imagem.

De acordo com o diretor-médico do hospital, Roger Alencar, essa inauguração vai contribuir com a qualidade dos serviços especializados prestados pelo Estado. "As demandas de trauma e de ortopedia são uma das maiores da regulação, no hospital ortopédico está previsto fazer em torno de 1200 procedimentos cirúrgicos por mês e a gente tem a expectativa que isso vai diminuir um pouco a pressão acima da regulação. Além disso, o diferencial é que a gente não vai fazer só cirurgia, a gente vai apoiar tanto do ponto de vista das urgências, quando consultas, exames e todo processo de reabilitação", detalhou o diretor.

O equipamento também abriga um centro de transplante de tecidos musculoesqueléticos, que apoiará na realização de enxertos – fundamentais na restauração de áreas com ausência de osso, devido a tumores e traumas ou na reconstrução de deformidades. Para a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, este será um centro de referência na área, que irá aumentar a capacidade de atendimento em todo o estado. "Aqui a gente reúne três componentes importantes, que é a assistência, que é a prioridade para população, o ensino, pesquisa, além da inovação e tecnologia. Então, a gente tem um tripé essencial para tornar esse espaço um grande centro de ortopedia", afirma Roberta.

A unidade está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, raio-x e também uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos