27 de Abril de 2024

"Apertamos ainda mais o cerco ", afirma governador sobre ações de combate à dengue na Bahia que já somam investimento de R$ 19 milhões

O Governo do Estado já investiu mais de R$ 19 milhões em ações e aderiu ao Dia D de mobilização nacional contra a Dengue, que acontece neste sábado (2).

Em Ibipitanga, nesta manhã, o governador Jerônimo Rodrigues lançou oficialmente a campanha estadual de combate à doença, e conheceu as equipes formadas por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e bombeiros militares que realizam visitas técnicas às residências dialogando com a população e entregando material da campanha de combate à dengue.

O dia começou com a visita do governador à residência de uma moradora da cidade, juntamente com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e equipe de combate às endemias, para inspeção e o início das atividades da campanha de mobilização. Jerônimo Rodrigues ressaltou a movimentação em toda a Bahia.

"Apertamos ainda mais o cerco e estamos convocando a participação de todos nessa grande mobilização contra a dengue na Bahia. Aproveitamos o dia 2 de março para abrir em todo estado o dia D contra a dengue. Aqui, hoje, visitamos a residência de dona Joana, numa demonstração do trabalho que é feito diariamente pelos agentes nas casas das pessoas. As equipes são formadas por agentes de saúde do município, Corpo de Bombeiros e pelo Núcleo Regional de Saúde.", ressaltou o governador.

Também na ocasião, foram distribuídos 3.685 kits para agentes de combate às endemias em 129 municípios que estão em estado de epidemia ou alerta, de um total de 11.750 adquiridos pelo governo estadual. Os kits restantes serão gradualmente entregues aos 288 municípios restantes. O governador ainda anunciou a ampliação frota estadual de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como fumacê. Após a aquisição de nove veículos, agora o Governo do Estado possui 36 equipamentos disponíveis.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, reforçou que o governo vem atuando e investindo em ações de combate à dengue, mas lembrou que a participação de todos é fundamental. "Cada um pode tirar 10 minutos do seu dia para verificar os focos de dengue na sua casa, olhar as caixas d'água, calhas e possíveis plantas que tenha. A gente faz essa grande chamada para a população. Essa é uma estratégia de enfrentamento do governo do estado da Bahia que se faz presente, só falta você fazer a sua parte".

O Chefe de Endemias e Entomologia da prefeitura de Ibipitanga, Eduardo Nonato, ressaltou a ajuda do Corpo de Bombeiros nessa ação, bem como a população imbuída para diminuir os casos de dengue na cidade. "Vamos fazer esse trabalho de rotina e agora com outras pessoas envolvidas, entrando nas casas, averiguando caixas para ver se tem o foco da dengue e passar orientações para essas pessoas", frisou.

A ação de mobilização nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado contou com a parceria do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES) para mobilizar gestores e a sociedade.

Cenário da Dengue na Bahia

A Bahia registra 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, ?64 cidades estão em epidemia, com destaque para a região Sudoeste. Até o momento, oito mortes foram confirmadas pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito nos municípios de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Irecê, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barra do Choça.

 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos