28 de Abril de 2024

Cetas/Inema realiza tratamento e soltura de cachorro-do-mato vítima de atropelamento em Praia do Forte

Uma história que começou no dia 10 de janeiro, quando o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres do Inema (Cetas) foi acionado para fazer o resgate de um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) atropelado na Linha Verde, em Praia do Forte.  Foram 40 dias de tratamento e reabilitação, até que o tão aguardado momento chegou: o dia do retorno ao lar, em uma área preservada no Litoral Norte do Estado.

O animal foi encontrado em estado clínico grave, com politraumatismo, fraturas em quadril, escápula e costelas. “Inicialmente a equipe fez uma avaliação das condições físicas e de saúde do animal, verificando a necessidade de uma cirurgia de emergência. A intervenção foi um sucesso, o animal respondeu muito bem aos procedimentos realizados, tendo uma excelente recuperação. Com a alta clínica, deu-se início à reabilitação, ou seja, um trabalho para restabelecer os seus movimentos naturais, além da adoção de técnicas para manter seus hábitos alimentares e comportamentais, até a reintrodução do animal à natureza”, explicou o médico veterinário do Cetas/ Inema, Márcio Andrade.   

O Cetas conta com uma equipe multidisciplinar, são especialistas nas mais diversas áreas da gestão da fauna silvestre, além de equipamentos para avaliação e tratamento das condições físicas e de saúde de cada espécie.

A espécie

A espécie tem ampla distribuição geográfica na América do Sul e habita todos os biomas brasileiros, preferencialmente áreas abertas, campos e cerrados. É um animal territorialista de dieta onívora, que varia dependendo da estação e tipo de bioma, geralmente incluem frutos e pequenos mamíferos, mas também podem se alimentar de aves, répteis e anfíbios.

Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp (71) 99661-3998.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos