28 de Abril de 2024

Projeto do Inema incentiva a criação de abelhas sem ferrão em Unidade de Conservação

Um projeto de meliponicultura está mudando a realidade de 10 comunidades inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga e na Bacia do Rio Jacuípe. Uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o Conselho Gestor da APA e a empresa Bridgestone, que chega a sua segunda etapa promovendo a conservação da biodiversidade, a geração de renda e a melhoria na qualidade de vida de mais de 50 agricultores familiares.

O Engenheiro Agrônomo e representante do Inema na gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga, Geneci Braz, destaca que o projeto segue a premissa participativa, envolvendo os atores do território. “Um trabalho na perspectiva de produzir mel de alta qualidade e outros subprodutos, gerar renda e impulsionar a polinização da nossa flora, contribuindo para a ampliação dos serviços ambientais. Ressaltamos também a importância das espécies nativas, como a abelha Uruçu, que está na lista vermelha dos animais ameaçados de extinção”, explicou.

Nesta 2ª etapa, além de receberem caixas e outros insumos, os criadores participarão de cursos de capacitação em meliponicultura e assistência técnica mensal, para aprender as melhores práticas de manejo, produção e comercialização do mel. Até o dia 22 de fevereiro a equipe visitará todos os beneficiados, fazendo a manutenção periódica, já nos meses de março e abril serão realizadas capacitações nas comunidades atendidas.

Responsável técnico e instrutor, Marcos Abelha falou sobre o empenho e adesão dos beneficiados. “Durante este momento de visitas para manutenção, observamos se estão realizando os cuidados necessários ao tempo que passamos orientações e dicas para melhor reprodução da colônia e coleta do mel. Já são mais de 100 colônias de abelhas repassadas aos agricultores e nosso objetivo é chegar, ao final do ano, numa perspectiva de 400 colônias”, pontuou.

Entusiasta do projeto, a presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais da Petecaba, Maria Clara, falou sobre a mudança na mentalidade dos agricultores da região e agradeceu o apoio do Inema. “Aqui em Candeias não sabíamos dos benefícios da criação das abelhas sem ferrão, hoje temos seis participantes no projeto, mas já existe uma lista de espera, que estão vendo o sucesso das nossas criações. Eu comecei com uma caixa e agora já tenho 10 colônias”, enfatizou.  

Esta etapa conta com o apoio da empresa Bridgestone, como cumprimento de condicionante de Licenciamento Ambiental.

APA Joane-Ipitanga

A APA está localizada na Região Metropolitana de Salvador, abrangendo os municípios de Camacari, Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Salvador e Dias D’Ávila. Foi criada com o objetivo principal de zelar pela qualidade do manancial de abastecimento e pelas nascentes encontradas na área.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos