27 de Abril de 2024

Operação das redes de água e esgoto é reforçada para festas populares

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estruturou um plano de ação especial para reforçar a prestação dos seus serviços durante os festejos já tradicionais no calendário soteropolitano. Ontem à tarde (9), equipes da Embasa, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura Municipal (SEMGE), realizaram os últimos ajustes operacionais para concluir o reforço da estrutura dos sistemas de água e esgoto nos arredores da Basílica do Senhor do Bonfim, que tem na lavagem de suas escadarias o principal símbolo de uma das maiores manifestações populares da Bahia.

“É importante para a Embasa estar próxima às festividades que são relevantes para a população baiana. Além de ampliar nossas equipes e reforçar a operação de nossas redes, também buscamos estreitar a comunicação com os órgãos públicos e demais envolvidos na organização dos grandes eventos para garantir que tudo corra bem durante as festas”, sinaliza o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

As ações incluem a instalação de ligações provisórias de água e esgoto para atender estruturas temporárias de postos policiais e de saúde, por exemplo, além da execução de lavagens preventivas das redes de esgoto locais para evitar eventuais obstruções e extravasamentos durante as festividades. A empresa também intensifica a manutenção de estruturas como hidrantes, caixas de hidrômetros, tampas de poços de visita da rede coletora, dentre outros equipamentos de ambas as redes.

“Anualmente, elaboramos um plano de ação para este período que demanda atenção especial, não apenas pelo aumento da temperatura, mas também pelo incremento de população flutuante, destacadamente nestas grandes festas populares. Neste plano, elencamos uma série de ações operacionais prévias, como aquisição de materiais e equipamentos e execução de manutenções preventivas, além de vistorias e varreduras nos sistemas de água e esgoto nos circuitos de todos os eventos festivos, visando à identificação de possíveis inconformidades e sua imediata correção”, explica Thaís Vieira, superintendente de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário para a RMS.

Iniciado no começo de dezembro com as festas de Santa Bárbara e de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o período de festas populares na capital baiana segue até o mês de fevereiro com a realização do Carnaval de Salvador, uma das maiores aglomerações de rua do planeta. “São eventos que atraem um grande público de baianos e turistas e que exigem reforço dessas estruturas para garantir que o grande aumento temporário de demanda não afete a operação dos sistemas de água e esgoto”, afirma Thaís.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos