Professores de Candeias denunciam não pagamento dos precatórios
Os servidores da Educação do município de Candeias, Região Metropolitana de Salvador, reclamam da falta de pagamento dos precatórios, prometido pela gestão do prefeito Pitágoras Ibiapina (PP).
A denúncia é do vereador Silvio Correia (PV), que afirma o não cumprimento do acordo, no último dia 20 de dezembro, data em que foi prometido o pagamento.
"Não pagaram na data acordada com a categoria. Muitos inclusive já morreram e não receberam esse dinheiro, que é direito da classe, já que se trata de uma reposição de quem não ganhava o teto. Precisou que os professores judicializassem o prefeito Pitágoras Ibiapina, para que ele pagasse aos profissionais", disse Silvio Correia.
O parlamentar afirmou ainda, que em 2021, a Prefeitura exonerou todos os professores da ativa, após os servidores terem conquistado o direito de aposentadoria.
"A classe é sempre desvalorizada por essa gestão cruel. Os professores precisam ser valorizados pois contribuem na educação e na formação do cidadão", reiterou Silvio Correia.
De acordo com a categoria, que esperou pelo pagamento do precatório durante 7 anos, o final de ano foi de uma forma jamais imaginada.
"Fiz planos contando com esse dinheiro e o prefeito Pitágoras tirou dos professores o que é assegurado em Lei. Nós professores de Candeias chegamos ao final de mais um ano de luto", disse uma profissional que não quis se identificar.
Procurada, a Prefeitura informou que a gestão obedece a um decreto da gestão, o qual faz o pagamento de forma escalonada. Diz ainda que já foi feito o pagamento de uma quantidade dos professores que estão na ativa. Para os aposentados, o pagamento vai ser feito em fevereiro. Já os herdeiros que têm direito vão receber o pagamento em outro prazo, após intermédio de alvará judicial.
Foto: Reprodução | Facebook
Ultimas notícias
“O governador transformou a Assembleia num balcão de crédito”, afirma Tiago Correia após aprovação de novos empréstimos; total chega a R$ 18 bilhões
13/05/2025 19:41BRT Salvador registra crescimento de 42% no número de passageiros
13/05/2025 18:44Educadores aposentados excluídos do acordo do Piso levam protesto a Feira de Santana
13/05/2025 11:10Justiça determina cassação de mandato de vereadora por compra de votos e abuso de poder político no interior da Bahia
13/05/2025 09:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos