30 de Abril de 2024

Mulheres libertadas pelo Hamas chegam na fronteira com o Egito

Abu Obeida, porta-voz do braço militar do Hamas, informou que duas reféns israelenses, Yocheved Lifshitz e Nurit Cooper, foram libertadas neste segunda-feira, 23, por “razões humanitárias” e após mediação do Egito e do Catar. Elas estavam detidos na Faixa de Gaza desde o dia 7 de outubro, quando o grupo atacou Israel e até a última atualização, elas já estavam na passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito. Ainda segundo Obeida, no sábado eles já haviam tentado libertar os mesmo dois reféns, contudo, Israel teria se recusado a aceitá-los. Sobre esta acusação, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que não responderia às “mentiras de propaganda do Hamas”. Quanto a libertação deses dois reféns israelenses, ainda não houve pronunciamento. Mais cedo, a rede de notícias israelense ‘i24’, havia informado que 50 reféns com dupla nacionalidade estavam a caminho do sul de Gaza, onde seriam libertados sob custódia da Cruz Vermelha.

Daniel Lifshitz, neto de Yocheved Lifshitz, diz que ele e sua família estão muito felizes por sua avó estar de volta. “Esperamos simplesmente que ela esteja bem, que sua saúde esteja boa e estamos esperando para vê-la”, diz ele, com um amplo sorriso no rosto. “Esperamos que este seja apenas o começo da libertação de todos os reféns”, diz ele. Seu avô Oded Lifshitz, permanece em cativeiro do Hamas. Foto e vídeos da TV egípcia mostram as reféns deitadas em ambulâncias enquanto os médicos as examinam. A informação tinha como base um relatório que não pode ser confirmado imediatamente pelas agências internacionais.

Segundo o jornal ‘The Israel Times’, declaração do Gabinete do primeiro-ministro, atribuída a uma fonte diplomática sênior, diz que “Israel não participará numa ‘seleção’ de titulares de passaportes estrangeiros para libertação”, referindo-se a um processo que distingue certos grupos. Por sua vez, o porta-voz das Forças de Defesa israelenses, Daniel Hagari, não nega o relatório, mas diz que o público será atualizado quando houver algo para saber. Nesta segunda-feira, em um novo balanço, Israel informou que existem 222 reféns. O número não contabilizada as duas norte-americanas soltas na noite de sexta-feira, 20.

 

Informações da Jovem Pan 

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos