29 de Abril de 2024

Padre de SP deixa sacerdócio após engravidar mulher

A Diocese de Franca (SP) dispensou o padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio das obrigações sacerdotais e do celibato, após ele informar que será pai. O pedido partiu do próprio religioso, que se envolveu com uma mulher e a engravidou.

“A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade”, diz a Diocese, em nota publicado pelo g1.

A Igreja Católica orienta que os sacerdotes assuma a paternidade, por isso a Diocese acolheu o pedido de dispensa. No início de setembro, a Cúria Diocesana de Franca já havia comunicado a decisão do bispo Dom Paulo Roberto Beloto, mas não havia informado o motivo.

Com a dispensa, padre Ferdinando deixou todas as funções que exercia na Paróquia Santa Luzia, em Franca. Ele ainda deve recorrer ao Vaticano para validar a dispensa, já que o Direito Canônico proíbe padres de terem relacionamentos amorosos ou se casar.

Ferdinando é natural de São José da Bela Vista (SP) e foi ordenado padre há oito anos. Ele atuava na Paróquia Santa Luzia desde janeiro de 2023, mas já havia passado pelas paróquias São Pedro e Santa Gianna, em Franca. Também foi reitor do Seminário Propedêutico.

 

Informaçõess da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução/Pastoral Vocacional de Franca

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos