29 de Abril de 2024

R$ 647 milhões: Lula dobra verba para publicidade oficial em 2024, ano de eleições municipais

Lula planeja destinar um valor recorde para impulsionar a publicidade oficial do governo em 2024, ano de eleições municipais. A previsão de despesa é de R$ 647 milhões, ante R$ 359 milhões disponíveis em 2023.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a cifra é a maior registrada quando comparada aos dados oficiais do Executivo, considerando os gastos classificados como publicidade institucional da Presidência da República desde 2004.

Com impacto direto na imagem de Lula e do PT, o resultado das eleições municipais em 2024 é crucial para o plano político da legenda, uma vez que o número de prefeituras conquistadas pela sigla diminuiu significativamente em 2020.

A Secom da Presidência da República afirmou que os recursos serão utilizados para promover medidas governamentais que beneficiam a população, além de englobar gastos com comunicação interna e o combate às fake news.

No entanto, a Secom não respondeu sobre a possível relação entre a eleição de 2024 e o valor recorde destinado à comunicação institucional no próximo ano.

Comandada por Paulo Pimenta, a secretaria enviou à Câmara dos Deputados, em julho, um ofício dizendo não haver critério único para definir a divisão da verba publicitária.

Nos seis primeiros meses da nova gestão, Lula priorizou a veiculação de propaganda oficial na televisão, destinando 73% da verba para esse formato.

Nos quatro anos da administração de Jair Bolsonaro, as TVs ficaram com 47% do montante reservado para propaganda oficial.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Ricardo Stuckert/PR

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