27 de Abril de 2024

Governo do Estado realiza Seminário Técnico do Pacto pelo Cerrado

O Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realiza na próxima terça-feira (12/09), às 8h, no Auditório do Ministério Público da Bahia (MPBA), o Seminário Técnico do Pacto pelo Cerrado, um importante momento de escuta e participação social na construção de um documento que visa reunir ações prioritárias para reduzir, de forma contínua, o desmatamento no Cerrado baiano.

O evento mostra a preocupação do governo baiano com a preservação do segundo maior bioma do Brasil, que tem o seu dia mundial celebrado na próxima segunda-feira (11/09). As vagas são limitadas pela capacidade do auditório e o acesso será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Na oportunidade também será apresentado o balanço com os dados da Operação Mata Guará, que aconteceu entre os dias 13 e 26/08, visando combater o desmatamento ilegal no Cerrado da Bahia.

O seminário, que contará com a presença do secretário Extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial no Ministério de Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), André Lima, e do secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, tem como objetivo discutir cenários, fontes de dados, causas, consequências e ações necessárias para combater o desmatamento no Cerrado baiano. Pesquisadores, lideranças de movimentos sociais, Povos e Comunidades Tradicionais e setor empresarial, além do poder público, estarão presentes.

Operação Mata Guará – Nesse primeiro ciclo de fiscalização, as atividades contaram com seis equipes divididas em 10 municípios distintos e o efetivo de técnicos e especialistas ambientais da Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA) da Sema e da Coordenação de Fiscalização (COFIS) da Diretoria de Fiscalização (DIFIS) do Inema, que atuaram em conjunto com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Cerrado),

Pacto pelo Cerrado – O objetivo do Pacto pelo Cerrado é elencar e implementar ações prioritárias, para reduzir, de forma inicial, o desmatamento ilegal no Cerrado baiano, e criar as condições para a transição visando um modelo de desenvolvimento sustentável na região, envolvendo todos da sociedade. As ações do Pacto serão monitoradas durante toda a vigência do plano (de 2023 a 2027, mesmo período do PPCerrado Nacional).

Seguindo também a mesma metodologia do PPCerrado, utilizando dados do PRODES, constatou-se que a média de desmatamento no Cerrado da Bahia, entre 2001 e 2008, era de 1.488Km2. Considerando a meta de redução de 40% do desmatamento até 2020, deveríamos perseguir um valor máximo de desmatamento anual de 893 Km2por ano. Esta meta foi alcançada a partir de 2016 na Bahia, chegando ao mínimo de 598,17 Km2em 2018. No entanto, em 2021 (924 Km2) e em 2022 (1.427 Km2), houve um aumento significativo de desmatamentos no Oeste da Bahia, o que precisa ser combatido.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos