29 de Abril de 2024

Lula usa projetos antigos das Forças Armadas para ajudar a turbinar números do PAC

A rotulação do investimento de R$ 52,8 bilhões em projetos estratégicos para as Forças Armadas e a Defesa Nacional como uma realização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é mais uma tentativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de inflar e dar relevância ao programa.

Boa parte das verbas do PAC destinadas à Defesa é para manter em andamento projetos estratégicos antigos. Dificilmente Lula ou qualquer outro governante poderia interromper investimentos estabelecidos há anos, como no caso da compra de aviões de caça para a Aeronáutica, senão há décadas, como o programa de construção de um submarino nuclear para a Marinha.

Ao colocar o carimbo de PAC nesses projetos, Lula ao mesmo tempo infla as cifras do programa e também acena com dinheiro para tentar pacificar a relação com os militares, que vem sendo marcada por desconfiança mútua.

Tudo isso ocorre dentro da lógica que sempre regeu o PAC: o programa não se trata necessariamente de planejamento de investimentos, mas de colocar um carimbo petista em obras e projetos existentes.

 

Informações da Gazeta do Povo / Foto: Exército/divulgação

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos