29 de Abril de 2024

Lula cede a pressão do Centrão e derruba Ana Moser e Márcio França

O Palácio do Planalto confirmou nesta quarta-feira (6) os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como novos ministros do governo federal. As mudanças foram feitas para atender aos interesses do Centrão, base de apoio do governo no Congresso Nacional.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas”, diz nota divulgada pelo governo.

Fufuca assumirá o Ministério do Esporte, no lugar de Ana Moser, enquanto Costa Filho será ministro de Portos e Aeroportos, na vaga de Márcio França, que assume a nova pasta da Micro e Pequena Empresa.

As mudanças foram confirmadas após uma reunião no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, no fim da tarde desta quarta, que também contou com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que cuida da articulação política do Planalto.

Centrão garante governabilidade

A mudança na estrutura do governo vinha se arrastando há quase três meses e foi chancelada após idas e vindas e reclamações de “demora” por parlamentares do centrão.

Com as mudanças, o governo Lula busca garantir uma governabilidade mais sólida no Congresso Nacional, onde tem uma base frágil.

Para aceitar a pasta do Esporte, o PP, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), exigiu que o orçamento seja ampliado, com uma secretaria para cuidar da área de apostas esportivas. Assim, além das atuais caberá a Fufuca administrar o montante arrecadado com a taxação do setor, proposta pelo governo Lula que deve ser votada em breve pelo Congresso.

Previsão de posse

A expectativa é que os novos ministros sejam empossados no próximo dia 13.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Ricardo Stuckert/PR

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos