28 de Abril de 2024

Apagão é registrado em todas as regiões do Brasil

Uma queda de energia elétrica foi registrada por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira, 15, em Estados de todas as regiões do Brasil. O problema foi confirmado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional que interrompeu 16 mil MW de carga em Estados do Norte e Nordeste e também afetou o Sudeste, informou o ministério em conjunto com o ONS. Estados do Centro-Oeste e Sul também confirmaram que foram afetados pelo apagão. Parte da situação já foi normalizada e equipes estão trabalhando para retomada total, segundo comunicado. Até as 10h15, 7,5 mil MW dos 16 mil MW interrompidos haviam sido retomados, informou o ONS.

A Enel confirmou o problema e disse que a energia está sendo gradualmente restabelecida em sua área de atuação nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Algumas composições do Metrô de São Paulo chegaram a parar de circular. A operação foi retomada, mas até o final da manhã ainda havia superlotação e atrasos em estações.

Leia a nota do Ministério de Minas e Energia:
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Leia nota da Enel:

A Enel informa que registrou, nesta manhã, interrupção de parte da sua carga nos Estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema. Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.

 

Informações da Jovem Pan / Foto: evening_tao/Freepik

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos